A Prumo divulgou no dia 31 de março de 2015, que a empresa americana Edison Chouest ampliou em 220 metros o cais de sua unidade no Porto do Açu, onde está instalando uma base de apoio logístico offshore e estaleiro de reparos navais para suas próprias embarcações.
Com a expansão, prevista no contrato assinado entre as empresas em abril de 2014, o cais da unidade, que contava com 490 metros, passa agora para 710 metros. A área total alugada no Porto do Açu passa a ser de 411,8 mil m².
“O início da operação do porto e a conclusão desta etapa de obra nos proporciona uma aceleração de todas as discussões que estavam em andamento. A ECO é a maior e mais admirada empresa de apoio offshore do mundo e a expansão de sua área reflete uma procura crescente das empresas de petróleo por soluções que aumentem a produtividade e reduzam seus custos de operação. O Porto do Açu é essa solução”, destaca Eduardo Parente, presidente da Prumo.
Esta é a segunda expansão de cais exercida pela Edison Chouest, que ainda possui duas opções que podem ser realizadas até Outubro de 2015. Caso a empresa exerça todas as opções, seu cais poderá chegar a 990 metros.
“A expansão da base no Porto do Açu está em linha com o plano de expansão da Edison Chouest no Brasil, e nos prepara para atender as demandas dos atuais clientes e também do pré-sal. O petróleo está no fundo do mar e a sua retirada é fundamental para o desenvolvimento do nosso País”, disse Ricardo Chagas, diretor da Edison Chouest.
Com a expansão, a base no Porto do Açu, que poderá receber até 14 embarcações, atenderá aos atuais clientes da Edison Chouest. A previsão é que sejam investidos R$ 950 milhões no desenvolvimento da unidade, que deve começar a operar no 2º semestre deste ano. No total, serão gerados 900 empregos na base.
Edison Chouest — Fundada como Edison Chouest Boat Rental em Galliano, Louisiana, em 1960, a empresa Edison Chouest Offshore (ECO) é reconhecida hoje como o mais diverso e dinâmico fornecedor de soluções de transporte marítimo offshore do mundo. ECO opera uma frota crescente de mais de 230 navios, de diferentes portes, servindo uma base global de clientes em expansão.
Permanecer na vanguarda de novas tecnologias é uma parte integrante do plano de negócios da ECO, como evidenciado pelos recentes avanços nas áreas de apoio offshore, robótica e construção submarina, sistemas integrados de porto e logística, e comunicações globais.
A capacidade de projetar, construir e operar as suas próprias embarcações, de alta capacidade tecnologicamente superiores, fez da ECO um líder incomparável na indústria marítima.
No Brasil a Edison Chouest possui 70 embarcações de apoio marítimo offshore operando para Petrobras, Shell, Total, Repsol e Chevron, 10 ROVs (Veiculo de Operação Remota) e um estaleiro em Navegantes (SC), onde constrói 6 embarcações por ano.
Porto do Açu— Com 17 km de píeres, o Porto do Açu está localizado em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 – offshore) e pelo Terminal 2 (T2 – onshore).
O T1 é dedicado a movimentação de minério de ferro e petróleo. Operacional desde outubro de 2014, o T1 já recebeu 13 navios. O terminal pode receber navios do tipo Panamax e Capesize, e está se preparando para receber navios maiores do tipo Very Large Crude Carrier – VLCC.
O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de, pelo menos, 10 metros em toda a sua extensão, chegando a 14,5 metros na sua maior profundidade. O T2 irá movimentar carga de projetos, contêineres, rochas, bauxita, grãos agrícolas, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo. O terminal também abriga uma área dedicada à indústria de suporte às operações de E&P de óleo e gás.
A primeira operação comercial no canal do T2 aconteceu em novembro de 2014. Desde então, o Terminal já recebeu 5 embarcações.