Mega projetos de produção de petróleo mudam transporte marítimo e estruturas de refino

  • 13/05/2015

As descobertas de petróleo no pré-sal do Brasil devem ser tornar nos maiores projetos de produção offshore do mundo, já apresentam uma expansão de 27 bilhões de barris de reservas, desde 2006. A informação consta de estudo publicado dia 12/5/2015, pela Wood Mackenzie.

Existem preocupações quanto a capacidade da Petrobras de atuar e transformar as reservas em produção. Apesar da redução das nossas estimativas de produção no Brasil, esperamos que os mega projetos produzam 3,8 milhões de barris ao dia, até 2025.

Mega projetos 1

 

Os mega projetos aumentam o suprimento de óleo bruto extraído da bacia do Atlântico. Enquanto a produção da América do Norte ocupa as refinarias dos EUA, a expectativa é que a produção do pré-sal do Brasil terá a Europa e a Ásia como destino. Na Europa a produção brasileira vai competir com o campo Johan Sverdrup, que domina o suprimento do Mar do Norte após 2020. O campo da Mar do Norte, na Noruega, terá a vantagem de um valor de frete marítimo menos para as refinarias do Norte da Europa.

Mega projetos 2

A Ásia deverá ser o destino para o refino de mais de um milhão de barris ao dia de petróleo bruto do pré-sal, a partir de 2025, com uma demanda em expansão. Esses mega projetos devem oferecer um desconto de preços de 3% a 4% em relação aos preços do petróleo Brent.

Fonte: Wood Mackenzie  – http://www.woodmac.com/public/views/upstream-mega-projects
13/05/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: |