Em março, 451 estaleiros mundiais registravam uma carteira de encomendas de 4.995 navios, no total de 107 milhões de CGT. A observação da carteira de encomendas permite analisar quais os tipos de navios os estaleiros de cada país lides na construção naval está construindo.
Cerca de 65% dos navios graneleiro (bulk) tipo Capesize (até 130 mil TPB) e Ultramaxes (até 65 mil TPB) estão em construção nos estaleiros da China. Quem perdeu este mercado foram os estaleiros do Japão que em 2005 tinham 62% desses navios em construção e atualmente detém uma participação de 26% neste segmento, sem condições de competir com o preço ofertado pelos chineses.
No segmento de navios petroleiros 13 estaleiros possuem encomendas de VLCC, mas 48% dos 88 petroleiros VLCC estão em construção nos estaleiros Daewoo, Hyundai HI e Hyundai Samho. Os estaleiros da Coréia do Sul tem a maior parte das encomendas neste segmento.
No segmento de navios de maior complexidade que são os gaseiros, navios de cruzeiros e porta-contêineres maiores que 8.000 TEU existe um menor número de estaleiros competindo, devido a maior complexidade da construção.
Existem nove estaleiros construindo porta-contêineres maiores que 13.000 TEU. Existem 19 estaleiros construindo porta-contêineres de 8 mil a 12,9 mil TEU. Neste segmento estão ingressando novos competidores incluindo estaleiros chineses que buscam diversificar sua oferta.
No segmento de construção de navios gaseiros 10 estaleiros tem em sua carteira de encomendas a construção de navios com capacidade de 140 mil metros cúbicos e ou mais, sendo que cinco desses estaleiros estão na Coréia do Sul e quatro no Japão. Os estaleiros da Europa permanecem dominantes na construção de navios de cruzeiros (passageiros), conquistando todos os sete contratos de construção em 2013.