Delator cita Transocean e ações da empresa despencam

  • 25/09/2015

As ações da suíça Transocean fecharam em queda acentuada nesta quinta-feira, depois que veio à tona o depoimento do ex-gerente da Petrobras Eduardo Musa segundo o qual a prestadora de serviços de exploração e produção de petróleo teria se comprometido a pagar propina. A Transocean participou de uma licitação da Petrobras no fim de 2007 disputando com outras empresas a operação da sonda Petrobras 10.000.

O depoimento consta no termo de colaboração 8 de Musa, firmado com o Ministério Público Federal (MPF). O ex-gerente disse ter sido procurado pela Transocean, que prometeu uma “comissão” a ser dividida por quatro pessoas: ele próprio, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, um assistente de Cerveró, citado como engenheiro Mônaco, e o funcionário Aurélio Oliveira Teles.

Musa afirmou que não foi necessária uma intervenção para favorecimento da Transocean, que tinha a melhor proposta em termos técnicos e econômicos, e os pagamentos foram efetuados a partir de 2012. A notícia sobre o depoimento de Musa teve efeito negativo sobre as ações da Transocean nesta quinta-feira na Bolsa de Nova York. Os papéis, que operavam em alta, mudaram de direção bruscamente cerca de 30 minutos antes do fechamento, e encerraram o pregão com queda de 4,76%, a US$ 13,01.

Fonte: Valor Econômico – Camila Maia
25/09/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: |