Uma análise divulgada pelo Wood Group apresenta o Brasil como o país em que existem maior número de plataformas de petróleo tipo FPSO (sistemas flutuantes de produção, armazenamento e transferências). O estudo apresenta um total de 161 FPSOs em operação no mundo. Os principais países operadores, onde operam 111 FPSOs são: Brasil 37; Reino Unido 15; China 14; Nigéria 13; Angola 13; Austrália 11 e Vietnam 8.
O levantamento não considera outros tipos de plataformas, em especial as tradicionais plataformas semisubmerssíveis, consideradas mais indicadas em regiões com rigorosas condições de mar, como o mar do Norte, ou furacões, como é o caso do Golfo do México.
O publisher da editora Plataforma Offshore Magazine, Roberto Dalmaso, que acompanha o mercado nas publicações internacionais, ressalta que nos dados divulgados a brasileira Petrobras e a chinesa CNOOC lideram com 13 plataformas do tipo FPSO, cada. Esses dados demonstram o vigor do mercado de manutenção de plataformas FPSO no Brasil.
Os dados mostram que no Brasil 24 plataformas tipo FPSO estão em operando em operações de afretamento para petroleiras como a Petrobras, Shell e Statoil entre outras. As líderes entre as afretadoras mundiais são: BW 14; Modec 13 e SBM Offshore com 11 (sendo 6 próprias e 5 em joint ventures com parceiros).