A delegação, integrada pelo deputado Valtenir Pereira (PROS-MT), vice-presidente da CFFC (Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara Federal), foi recebida pelo presidente da BrasFels, K. C. Kwok., em mais uma ação do Fórum Permanente para debater os efeitos da “Operação Lava Jato” na economia e no índice de emprego do Brasil.
O deputado Valtenir Pereira (PROS-MT), vice-presidente da CFFC, esteve em Angra dos Reis (RJ), no último dia 18 de setembro, em visita técnica ao estaleiro BrasFels integrando uma comitiva de deputados e representantes de diversas Instituições da área naval para mais esta ação do Fórum Permanente, que foi criado pela CFFC, a qual, é presidida pelo deputado Vicente Cândido, para debater os efeitos da “Operação Lava Jato” na economia e no índice de emprego do Brasil.
A BrasFels assumiu o estaleiro de Angra dos Reis no ano 2000 com apenas 7 funcionários e, hoje, tem 8.000 empregados mas, apesar de não estar envolvida em irregularidades apontadas pela Operação Lava Jato, teve que demitir 1.000 funcionários devido à falta de pagamento da empresa Sete Brasil, que é gestora na área no setor petrolífero. “A situação preocupa, tendo em vista que as obras contratadas estão sendo concluídas”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, Manoel Sales, destacando que, “apesar das demissões que vêm ocorrendo, o Brasfels encontra-se em pleno funcionamento”.
O deputado Valtenir Pereira, autor do requerimento nº 132/2015, que propôs a realização de visita e da mesa redonda, fez uma breve exposição sobre as circunstâncias que levaram à criação do Fórum Permanente e sobre os esforços que estão sendo feitos para buscar soluções para os problemas advindos dos desdobramentos da Operação Lava Jato. Segundo Valtenir Pereira, o objetivo da visita foi “prestar solidariedade e ajudar a articular soluções práticas e rápidas junto aos atores envolvidos na questão, para que a empresa se mantenha em pleno funcionamento e garanta, com isso, a manutenção dos postos de trabalho ali ocupados”, ressaltou.
Além do deputado Valtenir Pereira, integraram a comitiva os deputados Fernando Jordão (PMDB-RJ) e Luiz Sérgio (PT-RJ) – ex-prefeitos do município –, deputados da região, o Assessor da Presidência do SINAVAL, Jorge Faria, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra, Manoel Vieira Sales; a vice-presidente, Cristiane Marcolino; o vice-presidente da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomercio/RJ) e presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Essiomar Gomes; Joacir Pedro, diretor da Federação Única dos Petroleiros (Fup); Luciano Reis Infiesta, da Cabogás Equipamentos Onshore-Offshore; o presidente da Câmara Municipal de Angra, o vereador Marco Aurélio Vargas; e o vereador Eduardo Godinho.