A Europa ainda é o maior operador global da frota de navios mercantes

  • 04/04/2014

ECSA – European Shipowners AssociationsEstudo encomendado Associação de Armadores da Europa (ECSA – European Shipowners Associations) à Oxford Economics, divulgado no início de abril de 2014, mostra que os países da comunidade europeia ainda ocupam a liderança no transporte marítimo global, com uma frota de navios que representa cerca de 40% da tonelagem mundial, considerando navios com bandeira de conveniência que pertencem a armadores europeus.

O estudo aponta a importância dessa liderança num cenário de intensa competição internacional, particularmente de países da Ásia e do Oriente Médio. O setor permanece como um importante gerador de empregos e renda na Europa.

Entre 2005 e 2014 a frota de navios mercantes sob controle de empresas da Europeu cresceu em 70% sua capacidade de transporte. A Europa controla 60% da frota de navios porta-contêineres. O crescimento mais acentuado ocorreu na frota de navios de apoio offshore (OSV).

O setor de transporte marítimo da Europa gerou uma contribuição de 145 bilhões de Euros para o PIB da Europa, em 2012, empregando 2,3 milhões de trabalhadores e gerando 41 bilhões de Euros em impostos. Entre 2002 e 2012 o emprego direto aumentou em 22%. Essa expansão não seria possível sem o apoio dos países, sob a forma de incentivos fiscais, que começaram a ser aplicados a partir do final dos anos 1990.

Click aqui e leia a íntegra do estudo

 

Fonte: European Community Shipowners Associations

 

04/04/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |