Nove empresas de transporte marítimo em operação no Brasil estão sob investigação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) por formação de cartel no segmento de transporte de automóveis. As investigações começaram esta semana.
Três desses transportadores RoRo (Roll on Foll off): Kawasaki Kisen Kaisha (K Line), and Nippon Yusen Kaisha (NYK), do Japão, e a Compania Sud-Americana de Vapores (CSAV), do Chile assinaram acordo se comprometendo a colaborar com as investigações para não sofrer processos.
As demais investigadas são: Grimaldi Group da Itálisa; Höegh Autoliners e Wallenius Wilhelmsen Logistics, da Noreuga; Nissan Motor Car Carriers e Mitsui OSK Lines (MOL), do Japão; e a Eukor Car Carriers, da Coréia do Sul.
O CADE informou que a investigação está sendo conduzida para apurar a suspeita de um acordo entre as transportadoras marítimas para divisão dos clientes entre elas e a fixação de preços para evitar a concorrência. A conduta ilegal foi observada com maior frequência entre 2000 e 2012. O CADE disse que existem evidências claras de prática anti-competitivas e que cerca de 80 pessoas das empresas estão envolvidas nas operações ilegais.