Os grupos CSSC (China State Shipbuilding Corporation) e CSIC (China Shipbuilding Industry Corporation) são conhecidas empresas estatais da China no setor de construção naval, mas existem outros que são apoiados pelo governo central da China e por governos locais das províncias, juntos formam a rede de estaleiros da China apoiados pelo governo.
O momento de desafios no mercado da construção naval sinaliza aumento das dificuldades em diversos estaleiros e uma visão diversificada das soluções em função do tipo de apoio governamental.
A situação
A carteira de encomendas dos estaleiros somou 10,5 milhões de CGT, em 2015. Representa redução de 38% em relação a 2014. Os estaleiros dos grupos CSSC e CSIC conquistaram 39% do total das encomendas, sofrendo uma redução das carteiras de construção de 16% em relação a 2014, graças a política do governo da China da desmobilização de navios antigos, para demolição e aproveitamento do aço, sendo substituídos por navios novos.
As estatísticas mostram que os estaleiros apoiados pelo governo nacional da China aumentaram sua participação, no total da tonelagem contratada. Era 12% do total, em 2010, aumentou para 19% do total em 2015. Em comparação, os estaleiros apoiados por governos locais, ficou com apenas 300 mil CGT dos contratos de construção em 2015, reduzindo sua participação no mercado.
Existem 28 estaleiros em operação que não participam dos dois maiores grupos apoiados pelo governo central. Entre esses estão os estaleiros que pertencem a Cosco e China Shipping, além outros que são subsidiárias de outras estatais da China.