A frota de apoio marítimo no Brasil voltou a crescer em abril, terminando o mês com 425 embarcações, ante 419 barcos em março, segundo dados da Abeam.
Foi a primeira vez desde janeiro em que o número de barcos que chegaram ou foram lançados por estaleiros locais superou a quantidade de embarcações que deixaram o país.
Ao todo, foram acrescentadas 15 embarcações à frota brasileira, sendo oito de bandeira brasileira, enquanto nove foram para o exterior, das quais oito de bandeira estrangeira. Com isso, ao final do mês passado, havia 284 embarcações nacionais, representando 67% do total – crescimento de 1 ponto percentual em relação ao mês anterior.
Entre os barcos que deixaram o país entre março e abril, oito tinham contratos com a Petrobras. Conforme antecipado pela Brasil Energia Petróleo, os contratos dos PSVs Havila Fortress e Vega Inruda foram cancelados. Já o contrato do AHTS Sea Cheeta foi concluído em fevereiro.
Os contratos das embarcações Mary Frances Candies, Bourbon Liberty 109, Toisa Serenade e Alden J Laborde e Ievoli Coral, que também saíram do Brasil no período, tinham previsão de término entre setembro deste ano e 2019. Procurada, a Petrobras não respondeu imediatamente ao contato da reportagem para confirmar se esses contratos foram cancelados.
Dentre os barcos adicionados à frota, ao menos nove têm contrato com a Petrobras: são eles o Baru Tesoro, C-Maceió, CMM Rapidity, CMM Velocity e CMM Continuity; Fernando de Noronha, Pardela e Sapura Esmeralda.