O fundo de US$ 9,5 bilhões deve ser direcionado ao Banco de Desenvolvimento da Coreia do Sul (KDB) e ao Banco de Exportações e Importações da Coreia do Sul (KEXIM).
As duas instituições financeiras do Estado, que concentram os financiamentos aos armadores e estaleiros, que serão os mais atingidas quando as empresas recorrerem a proteção judicial e a reestruturação de suas dívidas.
Os três maiores estaleiros da Coreia do Sul: Hyundai Heavy Industries (HHI), Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME) e Samsung Heavy Industries (SHI); informam processo de restruturação com planos que incluem maciça venda de ativos e cortes na força de trabalho.
O Governo da Coreia do Sul espera uma redução de 30% no emprego gerados nos estaleiros até 2018, data estimada para a finalização do processo de recuperação. A capacidade de construção naval do país será reduzida em 20%.
“Setores estratégicos como o transporte marítimo e a construção naval estão sendo agressivamente suplantados por países como a China, além disso a redução mundial das encomendas pioraram as condições de gerenciamento”, disse Yoo Il-Ho, Ministro das Finanças da Coreia do Sul, segundo informa a Reuters