O Governo Federal assinou contrato e a ordem de serviço para o início da obra de derrocamento do Pedral do Lourenço, formação rochosa no rio Tocantins, em Marabá, no sudoeste do Pará.
A obra viabiliza a navegação permanente na hidrovia Tocantins-Araguaia e cria uma nota rota para escoar a produção agropecuária da região Norte e Centro-Oeste. Com a hidrovia, a região passa a contar com três modais de transporte: o Ecoporto de Praia Norte, a ferrovia Norte-Sul e a BR-153, integrando a hidrovia aos modais rodoviário e ferroviário. “Os ganhos são inestimáveis aos produtores, à economia regional e ao país. Certamente serão gerados mais empregos, dinheiro e comida mais barata na mesa”, completa a senadora Kátia Abreu.
A obra também vai acelerar o processo de desenvolvimento do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) devido à diminuição do custo do transporte para os portos do Pará e do Maranhão. Produtos brasileiros chegarão à Europa, Estados Unidos e Ásia com preços mais competitivos.
Segundo a senadora, a melhoria na navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também tende a favorecer pequenas comunidades agrícolas, como a do perímetro público de irrigação Luiz Alves do Araguaia, em implantação em Goiás.