A Transpetro cancelou a encomenda de 15 navios contratados pelo Promef, o programa de modernização da frota da empresa.
Foram cancelados os contratos de construção de oito navios de produtos com o Eisa Petro-Um (Mauá), no Rio de Janeiro, e de sete navios de posicionamento dinâmico (quatro suezmax e três aframax) com o EAS, em Pernambuco.
A subsidiária da Petrobras informou que está estudando a retomada das obras de outras três embarcações do tipo Panamax que tiveram seus contratos rescindidos anteriormente com o estaleiro fluminense e que celebrou, com o EAS, um Instrumento Particular de Transação Extrajudicial (TEJ) para manter vigentes os contratos de três navios suezmax e cinco aframax.
A construção dos suezmax está em andamento no estaleiro pernambucano, que já entregou sete do mesmo modelo para a Transpetro. O início da construção dos aframax está previsto para as próximas semanas. O atual cronograma prevê a entrega das embarcações até o fim de 2019.
Ao todo, 14 navios do Promef estão operando. Outros dez estão em fase de construção, sendo três no Estaleiro Atlântico Sul (EAS) e quatro no Vard Promar, que teve dois contratos de gaseiros cancelados. Deste total, três navios serão entregues ainda este ano – dois pelo Vard Promar e um pelo EAS.
Originalmente, o Promef previa a contratação de 49 navios petroleiros e 20 comboios fluviais para transporte de etanol com entrega programada para até 2020.