O Comitê de Proteção ao Ambiente Marítimo da Organização Marítima Internacional(IMO) concordou em implementar o limite global de teor de enxofre dos combustíveis usados no transporte marítimo, a partir de janeiro de 2020. O desenvolvimento proativo de sistemas de depuração de gases de escape (EGC) da Wärtsilä, aliado a sua ampla oferta de tecnologias a gás natural e de motores dual-fuel, reforça a posição da empresa de auxiliar os proprietários de frotas de todo o mundo na implementação dos planos de conformidade.
A Wärtsilä tem uma experiência única em sistemas de depuração de gases de escape para aplicações marítimas, sendo o primeiro fabricante a obter o certificado da IMO para sistemas EGC pelas sociedades de classificação Det Norske Veritas, Germanischer Lloyd e Bureau Veritas. Após essa certificação, a empresa desenvolveu a tecnologia, a capacidade e a rede, para superar os desafios enfrentados pelos proprietários e operadores no cumprimento dos regulamentos globais de teor de enxofre.
Recentemente, as autoridades de Singapura aprovaram os sistemas de depuração de gases de escape da Wärtsilä, tornando-se o primeiro EGC a ser aprovado por uma autoridade asiática – e aplicável a todos os estados de bandeira asiática.
A Wärtsilä foi também a primeira empresa a introduzir motores dual-fuel no setor de transporte marítimo, permitindo a utilização de gás natural como combustível naval. Uma vez que o GNL não contém enxofre, existe uma tendência crescente para a utilização do gás natural como uma forma viável de cumprir as exigências de teor de enxofre.
“Além de sua conhecida oferta de motores dual-fuel e sistemas de manuseio de GNL, a Wärtsilä também possui um portfólio de sistemas EGC mais flexíveis. Nosso sistema de limpeza de água em circuito aberto é a solução mais ambientalmente correta do mercado. Podemos personalizar e otimizar nossos sistemas para atender às necessidades específicas dos clientes, oferecendo suporte durante cada fase do projeto, desde os estudos de viabilidade até o comissionamento e, depois, em todo o seu ciclo de vida”, afirma Roger Holm, presidente de Marine Solutions da companhia.
Com a limitação global do teor de enxofre dos combustíveis marítimos a 0,5%, as frotas de navegação de todo o mundo terão de mudar para um combustível mais limpo, como o GNL, ou instalar sistemas de redução. Os sistemas EGC da Wärtsilä já possuem mais de 200.000 horas de operação, tornando a companhia, de longe, a fornecedora mais experiente desses sistemas para uso marítimo.