O ano de 2016 terminou com menores aportes feitos pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM). Ao todo, foram R$ 3,45 bilhões em financiamentos e R$ 409 milhões em incentivos pagos, o que representa uma queda de 36% na comparação com 2015.
O valor contribuiu para a construção de 119 novas embarcações em estaleiros brasileiros. O setor de transporte hidroviário recebeu a maior parte dos recursos – barcaças e empurradores para transporte por hidrovia corresponderam a 68% das novas embarcações financiadas e concluídas.
Em relação à navegação por cabotagem, houve o término da construção de 5 novos navios para o transporte de petróleo e seus derivados, e também de grãos.
Do total dos R$ 409 milhões depositados para o incentivo direto à construção de embarcações e reparos em estaleiros brasileiros, as empresas usaram, até setembro de 2016, um volume de R$ 142 milhões. Desse total, 59% foi aplicado em construção de novos navios.
A FMM financiou nos últimos cinco anos um total de 295 novas embarcações. Só em 2016, foram construídas 76 barcaças e 5 empurradores. Entre 2007 a 2016, o fundo desembolsou R$ 936 milhões em financiamentos para a construção de navios voltados à navegação interior.