A Chevron recebe até a manhã de sexta-feira, dia 30/6, as propostas para o afretamento de dois AHTSs que irão dar suporte às suas operações no Campo de Frade, na Bacia de Campos.
A licitação preconiza que um dos barcos deverá possuir ROV para inspeções e manutenção de equipamentos submarinos, e serão empregadas em contratos de dois anos, iniciando em janeiro de 2018, e outro de quatro anos, iniciando agora em setembro de 2017.
Diante do novo cenário, e com as especificações do contrato, envolvendo ROV em um dos barcos, podemos ter uma boa disputa entre Solstad Farstad, DOF, Bram Offshore e Maersk, com outras empresas correndo por fora.
A oportunidade é única e será muito importante ter contratos com esta duração mesmo em cenário altamente desafiador.
Por outro lado, essa licitação já é um sinal, ainda que discreto, da recuperação do mercado.
Barcos de manuseio de âncora é o que não falta, e segundo dados da ABEAM divulgados no início do ano, eram 54 AHTSs no mercado brasileiro.
Alguns já foram embora de lá pra cá, mas ainda há bastante.
Que venham muitas e muitas como essas.