Damen conclui trabalhos no FPSO Petrojarl I

  • 22/08/2017

O estaleiro Damen, na Holanda, entregou o FPSO Petrojarl I à Teekay após concluir os trabalhos de adaptação da unidade. Mais da metade dos equipamentos da unidade tiveram que ser substituídos  para se adequar ao tratamento do óleo pesado que será produzido no campo de Atlanta, na Bacia de Santos.

A previsão inicial era que a unidade entrasse em operação ao final de 2016, para atuar no sistema de produção antecipada (SPA) do campo, mas, devido aos reparos no FPSO, o primeiro óleo de Atlanta deve ocorrer somente no primeiro semestre de 2018.

Ao todo, o Petrojarl I ficou 14 meses no estaleiro. Os serviços incluíram a remodelação dos sistemas marítimos, casco, sistemas de água salina, gruas e bobinas de aquecimento dos tanques de carga. Os turrets precisaram ser adaptados à locação, em lâmina d’água de 1.500 m. Também foram instalados sistemas de aquecimento, resfriamento, separação, compressão, boiler, centrífugas e equipamentos elétricos, além das conexões de dutos e cabos.

“O convés foi o que apresentou o maior desafio durante a engenharia e a execução dos trabalhos”, comentou a Damen.

O FPSO Petrojarl I terá capacidade de armazenar 180 mil barris e produzir 30 mil b/d. Durante o SPA, a unidade ficará interligada a dois poços, que já estão perfurados, e a expectativa é que a produção atinja cerca de 20 mil b/d.

Fonte: Brasil Energia – Gabriela Medeiros
22/08/2017|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |