Pelo visto vivemos uma época em que a tecnologia impacta sobremaneira a Marinha Mercante com uma velocidade incrível. Inovações tecnológicas que permitem conexão em tempo real dos navios com o pessoal em terra, acesso remoto, inovações no design, tintas diferenciadas, motores mais potentes com menos consumo e inclusive a utilização de novos combustíveis.
Seguindo esta linha, o estaleiro coreano Hyundai Mipo Dockyard entregou recentemente à Ilshin Logistics o primeiro navio graneleiro movido a gás natural do mundo.
O navio de 50.000 TPB será utilizado no transporte de calcário e tem incorporado ao seu projeto um tanque criogênico Tipo C de LNG, feito de Aço Manganês Austenítico, que é um aço com aproximadamente 26% de concentração de Manganês em sua composição, e 500 M3 de capacidade, desenvolvido pela Indústria Metalúrgica POSCO e aprovado pela Lloyd’s Register.
A embarcação é resultado de um projeto anunciado em 2016, envolvendo uma parceria entre a Ilshin Logistics e a POSCO, que entraram de cabeça no desenvolvimento de uma nova geração de navios graneleiros movidos a gás, causando menos impactos ao meio ambiente. Ela está como “dual-class”, já que a Lloyd’s Register e a Korean Register estão dando toda a cobertura de classificação da mesma e está em conformidade com o International Gas Fuel (IGF) Code e regras relacionadas ao Aço Manganês.
Mais um importante passo dado nessa Indústria com tanta tecnologia agregada e que agora busca uma relação mais saudável com o Meio Ambiente e com os recursos disponíveis, seguindo uma tendência mundial de motores de com usuários interna movidos a gás natural.