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Setor Marítimo Nacional, trabalhando por um Brasil que não pode parar

04/06/2020|

“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer.”

A frase dita por Confúcio há cerca de 2.500 anos nunca foi tão atual. Passados cerca de dois meses desde o início dos decretos de emergência sanitária pela COVID-19, temos observado o comportamento nacional dia-a-dia se modicando. Esforços para manter o País no rumo do crescimento vêm sendo implementados nas ações diárias dos setores classificados como essenciais, os quais têm, diuturnamente, se adequado para viabilizar a manutenção de suas rotinas.

Dentre esses setores, os segmentos relacionados à nossa Amazônia Azul: transporte marítimo, atividades portuárias, praticagem, exploração de óleo e gás, apoio marítimo, pesca, atividades de fiscalização marítima e sanitária, dentre outras, não podem parar, exigindo desses profissionais um esforço ainda maior.

Leia o documento completo da Marinha do Brasil e ações sobre o COVID-19 

TKMS mira novos projetos na América do Sul para estaleiro Oceana

29/05/2020|

O anúncio da aquisição do estaleiro Oceana (SC) pela thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) abriu a expectativa de novos projetos para construção naval.

Devido à pandemia, BR do Mar fica sem data para ser enviado ao Congresso

29/05/2020|

Embora finalizado, o BR do Mar ainda não tem prazo definido para ser enviado ao Congresso Nacional.

SINAVAL completa 65 anos de atividades

26/05/2020|

25 de maio é uma data importante para o setor industrial e aquaviário brasileiro. Nesse dia, em 1955, foi fundado o SINAVAL, naquela época uma associação regional que reunia os estaleiros do Rio de Janeiro e seu entorno. O status de Sindicato Nacional veio em 1972, com a Carta Sindical expedida pelo Ministro do Trabalho.
O SINAVAL foi o principal interlocutor da indústria da construção naval com as autoridades em todos os governos que se sucederam desde 1955, com uma atuação forte e decisiva na mobilização da indústria em diversas ocasiões, como na modernização e ampliação dos estaleiros nacionais no governo do Presidente Juscelino Kubitscheck, quando a construção naval foi incluída no Plano de Metas do governo.
Reconhecida mundialmente, a Indústria Naval e Offshore brasileira produziu e reparou continuamente centenas de embarcações dos mais variados tipos e dimensões para empresas de navegação nacionais e estrangeiras, e construiu e integrou muitas plataformas marítimas e seus módulos, sempre com a mais alta qualidade, contribuindo para a geração de renda no País e a criação de milhares de empregos.
Nos dias de hoje, o SINAVAL prossegue em sua nobre tarefa de representação e defesa de seus Associados e de toda a Indústria Naval e Offshore brasileira, que entrega produtos de qualidade e desempenho equivalentes ao que de melhor é produzido nos outros países onde existe essa atividade industrial.
Nossos parabéns a todos aqueles que trabalham neste segmento industrial em todas as Regiões do Brasil!

Estaleiros de olho em hibernações

25/05/2020|

Queda das atividades gera expectativa pelo recebimento de unidades offshore retiradas de operação

Submarino Riachuelo realiza teste de desempenho da propulsão

25/05/2020|

Mais uma demonstração de superação foi realizada pelo time ICN, que segue trabalhando em regime especial de operação, seguindo todos os protocolos de segurança e preservação da saúde contra a Covid-19.

Navio de apoio que colidiu contra plataforma da Petrobras passa por reforma no estaleiro Mauá, em Niterói

25/05/2020|

Após o acidente envolvendo a plataforma de produção FPSO da Petrobras e o navio de apoio PSV Batuíra, a Wilson Sons imediatamente encaminhou sua embarcação para o Estaleiro Mauá, na cidade de Niterói para realizar os reparos , principalmente na proa e deck onde os danos foram mais severos.

thyssenkrupp Marine Systems assina contrato de aquisição do estaleiro Oceana no Brasil

20/05/2020|

A thyssenkrupp Marine Systems – com sede em Kiel, na Alemanha – acaba de assinar o contrato para adquirir o estaleiro Oceana (Itajaí/SC) da empresa Aliança S.A., pertencente ao Grupo CBO, líder em embarcações de apoio offshore e um dos maiores empregadores de profissionais marítimos qualificados no mercado brasileiro.

O acordo cria a base inicial para a construção das fragatas da Classe Tamandaré para a Marinha do Brasil, bem como para um maior crescimento da empresa no país. A operação está sujeita à aprovação das autoridades antitruste e à entrada em vigor oficial do contrato das fragatas – previsto para meados de 2020. A aquisição será, então, executada por meio da subsidiária brasileira thyssenkrupp Marine Systems do Brasil. Por acordo, o valor da transação não será divulgado.

"Mesmo em tempos difíceis como estes, seguimos com determinação e permanecemos fortemente ao lado dos nossos clientes. Com o Oceana, temos uma excelente infraestrutura para a construção da fragata mais moderna do país para a Marinha do Brasil. A aquisição destaca nosso compromisso com o Brasil e será um fator econômico importante, especialmente nos dias de hoje. O estaleiro também nos oferece a perspectiva de assumirmos encomendas de outros clientes, não só localmente, mas também em outros países da América do Sul", afirma Dr. Rolf Wirtz, CEO da thyssenkrupp Marine Systems.

O estaleiro Oceana foi criado em 2013 para a produção de navios de apoio offshore de alta qualidade e tecnologia e é ideal para projetos de grande dimensão. Nos próximos dois anos, serão recrutados 800 trabalhadores locais apenas para o projeto da Classe Tamandaré. Isso significa que podem ser construídos no Brasil navios de alto valor agregado nacional. A entrega dos navios está prevista para o período entre 2025 e 2028.

A Águas Azuis é uma sociedade de propósito específico estabelecida entre a thyssenkrupp Marine Systems (líder), a Embraer Defesa & Segurança e a Atech e será responsável pela execução das quatro fragatas.

Links:
Vídeo do Projeto Classe Tamandaré
Site: www.aguasazuis.com.br

PL da cabotagem não preserva indústria naval brasileira, afirma Sinaval

20/05/2020|

O Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) propôs que o governo não apresente ao Congresso o projeto de lei relacionado ao programa de estímulo à cabotagem (BR do Mar). No ofício encaminhado ao Ministério da Infraestrutura, nesta terça-feira (19), a entidade alega que o texto do PL, conforme se tem conhecimento, altera a legislação referente à navegação de cabotagem no Brasil, permitindo a importação de novos navios para atuar no modal, sem gerar novos empregos no país.

Um mergulho no pré-sal

15/05/2020|

Com break-even competitivo, província offshore seguirá no foco da Petrobras; confira os principais projetos em tela. Em meio à maior crise dos últimos 100 anos no setor de óleo e gás, a Petrobras reiterou, na última sexta-feira (8/5), a importância das descobertas feitas no pré-sal, assegurando a manutenção do foco de seus investimentos nos projetos de exploração e produção na província offshore. Leia mais...