Terceiro edital do programa de renovação e ampliação da frota do Sistema Petrobras prevê navios MR1 até 20% mais eficientes em termos de consumo com redução de 30% nas emissões de GEE
A Transpetro lançou, nesta sexta-feira (7), a terceira licitação pública internacional do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras. O novo edital prevê a contratação de quatro novos navios de médio porte da classe MR1 (Medium Range), com 40.000 toneladas de porte bruto (TPB), destinados ao transporte de petróleo e derivados pela costa brasileira.
A licitação será realizada em lote único, no qual os quatro navios serão contratados de um mesmo proponente. A concorrência permite a participação de todos os estaleiros que atendam aos critérios técnicos, legais e econômicos do edital. As empresas interessadas terão o prazo de 90 dias para apresentar suas propostas. O edital está disponível no Portal Petronect.
O cronograma estima que o primeiro navio seja lançado em até 33 meses, após a formalização do contrato. A nova concorrência irá consolidar a contratação dos 16 navios previstos no atual plano de negócios da Petrobras para o período 2025-2029. Assim como nas demais licitações do programa, os navios MR1 deverão incorporar soluções para maior eficiência energética e menor emissão de gases de efeito estufa (GEE), conforme as diretrizes da Organização Marítima Internacional (IMO).
As embarcações poderão ser abastecidas alternativamente com biocombustíveis como o etanol, estarão aptas para atuar em portos eletrificados e contarão com equipamentos modernos que contribuem para a redução da pegada de carbono. De acordo com a Transpetro, os futuros navios deverão ser até 20% mais eficientes em termos de consumo, propiciando uma redução de 30% nas emissões de gases do efeito estufa.
A Transpetro destacou que o lançamento da terceira licitação representa o cumprimento de uma meta estratégica do Sistema Petrobras. “Com a contratação de todos os navios previstos no atual plano de negócios da holding, avançamos na ampliação da frota própria operada pela Transpetro e reforçamos nosso papel como indutores do desenvolvimento da indústria naval brasileira, disponibilizando oportunidades de encomendas perenes ao mercado”, afirma o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
O Programa de Renovação e Ampliação da Frota foi lançado em julho de 2024 e prevê a aquisição de navios para cabotagem na costa brasileira, contemplando embarcações da classe Handy, gaseiros e navios de médio porte. O programa está alinhado ao Plano de Negócios da Petrobras para o período 2025-2029, que prevê a contratação de 16 embarcações.
O programa tem como objetivos fortalecer a logística do Sistema Petrobras, reduzir a exposição às oscilações de fretes e aos custos com afretamentos e dar maior flexibilidade e eficiência às operações logísticas de movimentação de produtos. A iniciativa integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Para o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), esse novo edital para construção de navios demonstra o cumprimento das metas estabelecidas no início da atual gestão da Transpetro, com apoio do governo federal. “A retomada das atividades da indústria naval e offshore está se tornando uma realidade, resgatando o papel dessa indústria na economia nacional e assegurando a criação de novos empregos nos estaleiros e na cadeia de fornecedores”, disse o presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, à Portos e Navios.
A Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos Offshore da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos também manifestou apoio à terceira licitação pública internacional lançada pela Transpetro, voltada à contratação de quatro navios da classe MR1. Para a CSENO/Abimaq, a iniciativa representa um avanço estratégico para o fortalecimento da indústria naval brasileira, promovendo a retomada de encomendas relevantes, geração de empregos qualificados e estímulo à cadeia produtiva nacional.
A câmara setorial destacou a importância da participação ativa da indústria brasileira no fornecimento de sistemas, equipamentos e soluções tecnológicas que garantam a operação eficiente e sustentável desses ativos ao longo de seu ciclo de vida. “O programa, alinhado ao Plano de Negócios da Petrobras e ao Novo PAC, reforça o compromisso com a eficiência logística, a sustentabilidade e a soberania energética do país”, comentou o presidente da CSENO, Leandro Pinto.
Ele contou à reportagem que a CSENO vem buscando dialogar com a Transpetro de forma contínua e colaborativa, oferecendo dados de mercado, mapeando capacidades industriais e se colocando à disposição para discutir demandas técnicas e operacionais com agilidade, inovação e conformidade regulatória. “A indústria brasileira está preparada para contribuir com equipamentos que atendem aos mais exigentes requisitos técnicos, ambientais e de segurança, conforme as diretrizes da Organização Marítima Internacional (IMO)”, destacou Pinto.
O presidente da CSENO avalia que o processo licitatório é internacional e competitivo. Ele reiterou que os fabricantes nacionais possuem histórico comprovado de fornecimento para o setor de petróleo e gás, incluindo embarcações de grande porte e soluções offshore de alta complexidade. Segundo Pinto, a engenharia brasileira tem demonstrado capacidade de entrega, flexibilidade tecnológica e excelência em conformidade com padrões globais.
“A CSENO reforça seu compromisso em apoiar todos os players interessados, nacionais e estrangeiros, na integração de soluções locais, promovendo sinergias que valorizem o conteúdo nacional e consolidem o Brasil como referência em inovação e competitividade no setor naval e offshore”, afirmou Pinto, que também é diretor geral da Anschütz.




