Comitê de Navipeças do SINAVAL inicia ação com ABIMAQ, ABINEE e ABITAM para ampliar conteúdo local de navios em construção

  • 10/06/2009
Unidos pelo aumento do conteúdo nacional. Alberto Machado, Paulo Sergio Galvão,   José Adolfo Siqueira, Franco Papini e Walter Lapietra. (Foto: Paulo Botelho).

Unidos pelo aumento do conteúdo nacional. Alberto Machado, Paulo Sergio Galvão,
José Adolfo Siqueira, Franco Papini e Walter Lapietra. (Foto: Paulo Botelho).

SINAVAL (Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore), através do Comitê de Navipeças, realizou, dia 9/06/2009, a primeira reunião com os órgãos de classe ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e a ABITAM (Associação Brasileira da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal), dando início a uma ação conjunta entre estaleiros e indústria fornecedora para aumentar o índice de conteúdo local de navios petroleiros e navios de Apoio Marítimo em construção no Brasil. O primeiro passo nessa ação foi a entrega aos representantes da indústria fornecedores da planilha com a avaliação dos estaleiros sobre os itens que entram na construção dos navios que podem ser produzidos localmente. “A planilha, produzida pelo Comitê de Navipeças do SINAVAL, é resultado de cinco meses de reuniões com os departamentos de compras e engenharia dos estaleiros e representa o ponto de partida para um amplo entendimento com benefícios para todos”, disse o vice-presidente do SINAVAL, Franco Papini, que lidera a iniciativa.

O próximo passo é a análise da planilha, realizada pela indústria fornecedora, para  avançar na construção de uma lista comum de itens que poderão ser fornecidos localmente, considerando as questões de escala de produção, especificações técnicas, tecnologia e preço. Os representantes dos órgãos de classe que participaram da reunião: Paulo Sergio Galvão (ABINEE), Walter Lapietra e Alberto Machado (ABIMAQ) e José Adolfo Siqueira (ABITAM), elogiaram a iniciativa dos estaleiros e ficou agendada uma nova reunião, em agosto próximo, para um segundo passo na elaboração da planilha comum de fornecimento à indústria naval. Na equipe do SINAVAL participou a reunião o vice-presidente do Sindicato da Indústria Mecânica e de Material Elétrico de Pernambuco ( SIMME-PE), Alexandre Marques.

O vice-presicente-executivco do SINAVAL, Franco Papini entrega à ABIMAQ, ABINEE e ABITAM a planilha sobre fornecimentos de navipeças levantada pelos estaleiros. Os representantes da indústria fornecedora marcaram para agosto uma próxima reunião para oferecer sugestões. (Foto: Paulo Botelho)

O vice-presicente-executivco do SINAVAL, Franco Papini entrega à ABIMAQ, ABINEE e ABITAM a planilha sobre fornecimentos de navipeças levantada pelos estaleiros. Os representantes da indústria fornecedora marcaram para agosto uma próxima reunião para oferecer sugestões. (Foto: Paulo Botelho)

 

A ação em favor do maio conteúdo local O Comitê de Navipeças, constituído em dezembro de 2008,  é coordenado por Franco Papini,vice -presidente executivo, e Marcelo Carvalho, assessor do SINAVAL. É composto pelos departamentos de engenharia e suprimentos dos estaleiros, que produziu planilhas com o detalhamento  dos componentes dos navios petroleiros e de Apoio Marítimo em construção, com o objetivo de trabalhar em conjunto com os fornecedores visando a possibilidade de aumento do conteúdo local destes navios. A primeira etapa da ação comum com os órgãos classe da indústria fornecedora foi a apresentação da planilha, ocorrida dia 9/06/2009, na sede do SINAVAL. A segunda etapa será o recebimento da contribuição e as sugestões apresentadas pela indústria fornecedora, marcada para agosto próximo. A terceira etapa estará a cargo do SINAVAL considerando os itens com potencial de nacionalização, com devidas as especificações finais, para receber as propostas técnico-comerciais.

A planilha considera os seguintes grupos de materiais e equipamentos: A – Estrutura – aço estrutural, perfis, bulbo. B – Máquinas – motores, compressores e bombas. C – Redes e tubulações – tubulações de aço e de cobre, ligas, válvulas. D – Eletricidade – redes, cabos, painéis de controle. E – Acessórios de casco. F – Material de acabamento. G – Tratamento e pintura Os navios previstos A planilha contempla a construção de 49 petroleiros (previstos no Promef I e II) para a Transpetro e 146 navios de Apoio Marítimo, cuja demanda foi anunciada pela Petrobras.

10/06/2009|Seção: SINAVAL Informa|Tags: , , , , , , |