Reunião de diretoria de 21/10/2010

  • 22/10/2010
Sinaval-Informa-35-fig1

Maurício Chacur, presidente da agência de fomento Investe Rio, e Ariovaldo Rocha, presidente do SINAVAL

Grandes navios petroleiros e plataformas de produção em série

Na reunião de diretoria do SINAVAL, em 21/10/2010, Ariovaldo Rocha, presidente do SINAVAL destacou o momento dos estaleiros diante do desafio da construção de grandes navios petroleiros e o início da construção em série de navios plataformas do tipo FPSO no Estaleiro Rio Grande (RS). Este desafio envolve três pilares: o ambiente de negócios e a capacidade de financiamento da rede de fornecedores; a qualificação e educação continuada do capital humano e a agregação de tecnologia.

“As encomendas previstas e com contratos assinados dimensionam o volume deste mercado. Com o início da produção em série de navios plataformas representamos cerca de 50% do produção mundial de plataformas de produção de petróleo offshore. Representamos cerca de 10% da produção mundial de navios petroleiros de grande porte”, disse Rocha. “Em reuniões anteriores da diretoria do SINAVAL recebemos os representantes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Hoje recebemos a visita do presidente da agência de fomento Investe Rio, Maurício Chacur. As instituições financeiras são uma opção para financiamento aos fornecedores dos estaleiros.

Augusto Mendonça, vice-presidente do SINAVAL, comentou a importância da Investe Rio para financiamento a empreendimentos de qualificação e aperfeiçoamento de de recursos humanos aos estaleiros do Estado do RJ.

Maurício Chacur, presidente da Investe Rio, informou em sua apresentação que a agência de fomento é uma instituição financeira não bancária, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – SEDEIS. Tem recursos próprios e repassa recursos do BNDES.

Clique aqui e veja a apresentação da Investe Rio.

Sergio Leal, secretário executivo do SINAVAL, apresentou os resultado da visita à Coréia do Sul para participar de um evento internacional sobre marinas e a indústria naútica de lazer. É um segmento representado pelo SINAVAL que geral mais de 28 mil empregos diretos no Brasil.

Clique aqui e veja o acordo assinado sobre desenvolvimento de marinas e da indústria náutica.

 

22/10/2010|Seção: SINAVAL Informa|Tags: |