Lula faz palestra sobre a “Sustentabilidade da Indústria da Construção Naval”

  • 19/09/2011
Sinaval-Informa-64-fig1

Ariovaldo Rocha abre o evento falando para empresários e trabalhadores. (Foto: Paulo Botelho)

À convite do SINAVAL o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez palestra no Estaleiro Mauá, dia 19/09/2011, sobre o tema da “Sustentabilidade da Indústria da Construção Naval”. O evento reuniu 400 empresários e mais de dois mil trabalhadores. “Foi um momento que demonstrou o apoio dos empresários aos objetivos da expansão da indústria brasileira da construção naval”, resumiu o presidente do SINAVAL, Ariovaldo Rocha.

Antes dos pronunciamentos foi apresentado um vídeo de seis minutos sobre a indústria da construção naval brasileira.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Ariovaldo Rocha abriu o evento com um discurso em homenagem à política do presidente Lula para a retomada da indústria naval, ações que resultaram no bom momento que o setor vive atualmente.

Clique aqui para ver a íntegra do discurso do presidente do Sinaval.

O empresário German Efromovich, presidente do grupo Synergy, controlador do EISA – Estaleiro Ilha S.A. e do Estaleiro Mauá, destacou a necessidade de manter os investimentos para a continuação da expansão do setor.

Sinaval-Informa-64-fig2

Lula discursa para a platéia atenta. No palco, Ariovaldo Rocha, German Efromich, Sergio Machado e Edson Rocha. (Foto: Paulo Botelho)

O representante dos trabalhadores, Edson Rocha, falou sobre a importância do Brasil no panorama internacional e relatou sua experiência em recente viagem à Turquia, onde o exemplo da expansão da indústria da construção naval brasileira é acompanhado com interesse, principalmente o sucesso das relações trabalhistas e a expansão do setor com melhoria das condições do trabalhador. “Condições que devem continuar a melhorar”, disse.

O presidente da Transpetro, Sergio Machado, destacou a importância das encomendas da Transpetro para a retomada da indústria naval brasileira. Falou da sua confiança no talento dos técnicos e operários brasileiros para que a construção naval brasileira amplie sua posição no panorama internacional.

O presidente Lula apresentou o tema da “Sustentabilidade da Indústria da Construção Naval Brasileira” em cinco pontos principais:

Sinaval-Informa-64-fig3

Lula destaca a importância dos investimentos que promovem o aumento do emprego. (Foto: Paulo Botelho)

O fator da geração de empregos como de importância fundamental para o desenvolvimento do país. “Taxas de desemprego não são apenas números da estatística”, disse, “são chefes de família que não podem levar o sustento a suas famílias”. Destacou a geração de empregos atual na indústria naval em quase 60 mil podendo se ampliar em mais 15 mil empregos até 2014.

Destacou que a indústria brasileira da construção naval é fonte de boas notícias na imprensa, através das informações sobre lançamentos ao mar dos navios, a entrega das plataformas de petróleo e o anúncio de novos investimentos em estaleiros e em centros de tecnologia.

Demonstrou que a construção de submarinos no país, para proteção das áreas marítimas produtoras de petróleo, representa um novo e importante segmento para expansão da indústria naval. Disse da sua surpresa ao ver a Presidente Dilma inaugurar um estaleiro no interior de São Paulo. Demonstrando que o setor ainda tem muitas áreas para onde se expandir.

 

Sinaval-Informa-64-fig4

Marcelo Carvalho e Ariovaldo Rocha entregam a Lula maquete de um navio como homenagem do setor. (Foto: Paulo Botelho)

Chamou atenção para a visão do panorama local e internacional. O impacto positivo no desenvolvimento que os estaleiros representam, citando como exemplo a expansão urbana que está ocorrendo no município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, impulsionado pelos estaleiros que ali estão instalados. Alertou para a necessidade de pensar uma atuação na África e não deixar aos empreendedores da Ásia a expansão das atividades econômicas no continente que está defronte ao Brasil.

Encerrando, conclamou empresários e trabalhadores a agir com aspirações a um grande futuro de desenvolvimento para si mesmos e para o país. Disse que é fundamental ter sonhos e a lutar por eles, com empenho e dedicação. “É a gente que define a nação que queremos. Isso depende da nossa atitude e da nossa decisão”, finalizou.

19/09/2011|Seção: SINAVAL Informa|Tags: |