Programa Progredir ultrapassa marca de mil operações

  • 19/02/2013

A Petrobras informou nesta segunda-feira (18) que o Programa Progredir, que viabiliza a oferta de crédito com maior agilidade e a custo reduzido para fornecedores e subfornecedores da estatal e de suas subsidiárias, ultrapassou a marca de mil operações. Desde junho de 2011, os dez bancos que integram a iniciativa emprestaram R$ 5,2 bilhões a 450 empresas, localizadas em 21 estados do país. O valor médio dos financiamentos é de R$ 5 milhões.

Em 2012, houve crescimento significativo no número de operações de financiamento realizadas por meio do portal do programa, que conta com uma elevada taxa de sucesso na obtenção de recursos. Das empresas que buscaram financiamento pelo Progredir, 85% obtiveram êxito.

Sobre o Progredir

O Progredir permite que empresas integrantes da cadeia de suprimentos da Petrobras e subsidiárias obtenham empréstimos junto aos bancos parceiros (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, HSBC, Santander, BicBanco, Banrisul, Citibank e Safra), tendo como garantia os contratos de fornecimento de bens e serviços assinados com a Companhia.

Como as solicitações de financiamento são enviadas por meio do Portal Progredir simultaneamente aos dez bancos participantes, há aumento da competitividade entre os bancos. Esse fator, somado à maior transparência das informações e à segurança, tem como consequência redução do custo financeiro para o fornecedor. A redução do custo dos empréstimos varia de 20% a 50%.

O programa está baseado na concessão de crédito lastreado nos recebíveis dos contratos de bens e serviços firmados entre os participantes da cadeia de suprimentos e a Petrobras ou subsidiárias. Assim, qualquer fornecedor ou subfornecedor da Companhia está apto a integrar o Progredir e poderá antecipar uma parcela dos seus recebíveis por meio dos bancos parceiros do programa.

Fonte: Setorial News – Vídeo Clipping
19/02/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |