ANP leiloará 250 blocos em novembro

  • 13/06/2013

A superintendente de promoções e licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Cláudia Rabello, afirmou ontem que cerca de 250 unidades de exploração devem ser leiloadas na 12ª rodada de licitações de blocos exploratórios, nos dias 28 e 29 de novembro deste ano. O número de blocos e a realização da rodada, entretanto, ainda dependem de autorização do Conselho Nacional de Política Econômica (CNPE), prevista para o fim do mês.

Deverão ser leiloadas áreas, com potencial para gás natural em terra, nas bacias do Acre, Parecis, Paraná, Parnaíba, Sergipe-Alagoas, Recôncavo e São Francisco. O pré-edital da rodada, que será sob regime de concessão, deve sair até o fim de julho.

De acordo com Cláudia, a agência ainda não tem previsão de quanto cada bloco pode arrecadar com bônus, valor calculado com base em informações como volume de dados existentes para cada área, futuras descobertas, infraestrutura para escoar a produção e atratividade geológica.

Depois de cinco anos sem licitação de blocos de petróleo, 2013 será marcado pela realização de três grandes rodadas: 11ª, 12ª e a primeira rodada de licitação de áreas do pré-sal, sob regime de partilha, que vai leiloar o reservatório de Libra, na Bacia de Santos.

Cláudia afirmou ao Valor que novas rodadas de licitação só deverão acontecer de novo a partir de 2015.“Possivelmente não faremos novas rodadas de blocos exploratórios, nem do pré-sal, no próximo ano. Se houver, vai ser alguma rodada para pequenas empresas, de campos maduros”, disse Cláudia, que participou de seminário sobre óleo e gás, organizado pela corretora de seguros JLT Re.

A superintendência de definição de blocos e de áreas de dados técnicos da agência reguladora trabalha constantemente em estudos para compreender quais áreas podem ser ofertadas em leilões futuros. Cláudia destacou que foram estudadas algumas áreas do pré-sal para serem incluídas na licitação deste ano, mas que ficaram de fora.

“Existem áreas do pré-sal já estudadas e que pensamos incluir nessa primeira rodada do pré-sal”.

Fonte: Valor Econômico/Marta Nogueira | Do Rio
13/06/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |