Petrobras contrata serviços da Odebrecht

  • 23/07/2013

A Odebrecht Óleo e Gás assinou ontem contrato de R$ 460 milhões para manutenção e serviços em mar com a Petrobras para atendimento às plataformas em operação na Unidade de Operação do Rio de Janeiro (UO-RJ), na Bacia de Campos. O acordo tem prazo de quatro anos e pode ser prorrogado por mais quatro com uma encomenda total de até R$ 940 milhões.

A contratação está inserida no Programa de Eficiência Operacional da Petrobras (Proef) e envolve a prestação de serviços de construção e montagem, como fabricação e reparo de estrutura e tubulação, pintura industrial, elétrica e instrumentação, além de atender as paradas programadas das plataformas.

Jorge Mitidieri, diretor-superintendente da Unidade de Serviços Integrados da Odebrecht, acredita que, em quatro anos, deverão ser atendidas de quatro a oito plataformas. A previsão é que a cada seis ou oito meses, uma plataforma definida pela Petrobras seja atendida.

A primeira reunião entre as duas empresas para definir estratégias está marcada para hoje. As atividades deverão começar este mês, após a liberação da autorização de serviços pela Petrobras. O contrato de manutenção prevê a execução de serviços a partir de uma Unidade Flutuante de Serviços (UMS/flotel), que deverá abrigar entre 300 e 400 funcionários contratados pela Odebrecht.

A grande maioria dos equipamentos da Odebrecht que serão utilizados na prestação de serviços serão trazidos da base de apoio logístico da companhia, de 45 mil metros quadrados, localizada em Macaé, região norte do Estado do Rio de Janeiro, informou Mitidieri.

O executivo disse que o Proef tem preparado muitas licitações para contratação de serviços que trazem um leque de oportunidades para a companhia. “Hoje, nós temos condições para assumir um ou dois contratos deste porte”, disse Mitidieri ao Valor.

Apesar de frisar que a Petrobras é um cliente “de extrema importância” para a empresa, Mitidieri ponderou que tem trabalhado para fechar contratos com outras grandes petroleiras. Ele citou projetos em desenvolvimento com a Statoil, com quem tem contrato de serviços de manutenção, modificação, construção e montagem de três plataformas de exploração no Campo de Peregrino na Bacia de Campos, e também com a Shell, que prevê o fornecimento de engenharia, suprimentos, manutenção e montagem em uma plataforma, também na Bacia de Campos.
Atualmente, a Odebrecht Óleo e Gás tem um outro contrato de quatro anos firmado com a Petrobras, iniciado em agosto de 2010, que prevê a manutenção em 13 plataformas da Bacia de Campos. Mitidieri disse ainda que a companhia está atualmente em busca de um terreno para implementar uma base de operação de plataformas também em Macaé. O terreno poderá ser alugado ou comprado.

Fonte: Valor Econômico/Marta Nogueira | Do Rio
23/07/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , |