SBM Offshore assina com Petrobras contratos de afretamento e operações de dois FPSOs

  • 17/07/2013

noticia-235-fig1

A SBM Offshore anunciou a assinatura de contratos com BM-S-11, subsidiária da Tupy BV, em 12 de Julho de 2013, para o afretamento e operação por 20 anos das plataformas de produção de petróleo tipo FPSOs, Cidade de Maricá e Cidade de Saquarema.

Ambas plataformas irão operar na produção de petróleo no campo de Lula, na província produtora do pré-sal da bacia de Santos, no bloco BM-S-11 cuja concessão é da Petrobras (65%), BG E&P Brasil (25%) e Petrogal Brasil (10%). As plataformas são de propriedade de um consórcio formado pela SBM Offshore, Mitsubishi  Corporation, Nippon Yusen Kabushiki Kaisha e Queiroz Galvão Óleo e Gás. A SBM é o sócio controlador com 56%.

A SBM Offshore é a responsável pela construção das plataformas que utilizam o mesmo projeto do FPSO Cidade de Ilhabela, previsto para entrega em 2014, e se beneficiam da experiência bem sucedida da construção do FPSO Cidade de Paraty, a primeira plataforma da série de quatro, com o estado da arte da tecnologia, para operação na produção de petróleo offshore no Brasil.

O FPSO Cidade de Maricá está prevista para entrega em 2015 e o FPSO Cidade de Saquarema em 2016. O valor total do contrato de aquisição das duas plataformas é de aproximadamente US$ 3,5 bilhões. O presidente da SBM Offshore, Bruno Chabas, ressaltou a rapidez entre a carta de intenção, assinada em 22/04/2013, e a assinatura do contrato, que demonstra o compromisso da Petrobras e da SBM para rapidez na conclusão do projeto.

Fonte: World Maritime News
17/07/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , |