A Brasil Supply vai investir R$ 600 milhões na construção de 17 navios de apoio até 2015, para a Petrobras. As embarcações, a maioria para atender ao pré-sal, serão construídas em estaleiros do Rio de Janeiro e São Paulo, com conteúdo local acima de 62%. Os contratos incluem soluções integradas com fluido e logística e transporte de carga e tripulantes por oito anos, renováveis por mais oito.
Cerca de 80% do investimento para os 17 navios serão financiados pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM), com repasses do Banco do Brasil, Basa e BNDES, segundo José Ricardo Roriz, presidente da Brasil Supply. Os outros 20% deverão ser aportados pelos próprios acionistas.
Do conjunto de embarcações, três já foram entregues e a quarta, chamada BS Maresias, construída no Guarujá, será batizada no Rio, em 10 de outubro.
A expectativa da Brasil Supply é lançar mais dois navios, o BS Geribá e o BS Camboriu até meados de 2014. O objetivo é que todos os 17 navios sejam entregues até 2015. E a ideia é não parar por aí.
A empresa tem como meta fechar novos contratos no mercado marítimo offshore para a construção de mais 13 navios. Para isso, a estratégia é participar de licitações com a Petrobras, principalmente para atender o pré-sal, assim como buscar assinar contratos com companhias privadas.
“No Brasil há uma demanda muito grande nos próximos anos por essas embarcações e, hoje, uma parcela dessa demanda é atendida por estrangeiras. As nossas [embarcações] estão sendo fabricadas aqui no Brasil, gerando emprego e renda”, afirmou o presidente da empresa.
Fundada em 2002, a Brasil Supply tem 100% do seu capital nacional. A empresa é fruto da associação da Cotia Trading, Petrobras Distribuidora, o grupo Suzano e o grupo Gerhardt Santos. A companhia tem como subsidiaria a BSCO Navegação.
A empresa fornece soluções integradas para a indústria do petróleo e gás em todo o país, onde atua nas áreas de logística, gestão ambiental e de produtos químicos. A Brasil Supply tem ainda duas unidades de fluidos para perfuração e completação operando nos Portos de Angra dos Reis (RJ) e Anchieta (ES). Atualmente, a empresa opera em Angra dos Reis (RJ), Macaé (RJ), Guamaré (RN), Paracurú (CE), Anchieta (ES), Vitoria (ES) e Itajaí (SC).