Geonavegação assina contrato com a Petrobras para afretamento de embarcações do Prorefam

  • 03/09/2013

Geonavegação, uma subsidiária do Grupo Georadar, assinou contrato com a Petrobras para o afretamento de três embarcações de apoio às plataformas de produção e exploração. Os navios fazem parte do 3º Plano de Renovação da Frota de Embarcações de Apoio Marítimo (Prorefam). O prazo de afretamento é de oito anos, com possibilidade de renovação por mais oito.

Serão dois Oil Spill Recovery Vessels (OSRV), utilizados no combate ao derramamento de óleo, com capacidade de armazenagem de 1.080 metros cúbicos de óleo, e um Platform Supply Vessel (PSV) – de porte bruto de 5 mil toneladas, que atuará como carga geral. Com prazo de entrega até 2016, as três embarcações serão construídas no estaleiro Wilson Sons, no Guarujá, no estado de São Paulo.

No contrato assinado entre as empresas também foram contempladas outras duas embarcações de apoio à operação de mergulho raso, denominadas Diving Support Vessels (DSV). Elas serão construídas no estaleiro Inace, em Fortaleza, no estado do Ceará, e, em conjunto com a Belov, realizará intervenção submarina com mergulho raso e Remote Operated Vehicle (ROV).

Equipadas com sistemas de posicionamento dinâmico classe 2, propulsão em hidrojato, sistema hidro-acústico e com capacidade para acomodar até 35 pessoas, as embarcações DSV serão construídas em padrão confort class. De acordo com a companhia, todos os camarotes terão sistema de internet, TV a cabo, e comunicação. Os navios também serão dotados de sistema de comunicação de última geração com câmeras de monitoramento 24 horas por dia, conforme padrão exigido pela Petrobras. Com a perspectiva de serem entregues até junho de 2014, as embarcações irão operar em toda costa brasileira por um período de três anos, podendo ser renovada pelo mesmo período.

A soma do investimento das cinco embarcações ultrapassa R$ 340 milhões. Atualmente, a Geonavegação possui cinco embarcações, entre próprias e gerenciadas, e pretende, nos próximos dois anos, ampliar a frota para dez.

(Portos e Navios – da Redação)
03/09/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , , , |