Governo do Rio firma parceria para auxiliar na estruturação do cluster subsea

  • 20/09/2013

O Governo do Estado do Rio de Janeiro assinou um termo de cooperação com a Norwegian Centres of Expertise (NCE) Subsea – a associação do cluster de subsea da Noruega. O objetivo do convênio é utilizar a experiência norueguesa para auxiliar na estruturação do cluster de equipamentos submarinos para produção de petróleo e gás do Rio de Janeiro.

A parceira foi firmada terça-feira (17) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, e pelo diretor da associação, Trond Olsen. Estiveram presentes a cônsul geral da Noruega no Rio, Helle Klem; a diretora da Innovation Norway no Brasil e cônsul comercial do consulado norueguês no Rio, Helle Moen e o subsecretário estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis.

O convênio é o primeiro a ser assinado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico com um cluster estrangeiro referência mundial na área de subsea.
‘É o primeiro acordo assinado entre o governo do estado e um organismo estrangeiro de desenvolvimento da indústria offshore. Mas pretendemos utilizar os canais formais de contato, os consulados, para estabelecer novos acordos de cooperação internacionais’, destacou o subsecretário de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis.

A estruturação do Cluster de Subsea do Rio de Janeiro é uma parceria do Governo, Federação da Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ) e Rio Negócios. O planejamento do espaço físico e a disponibilização de infraestrutura e negociação de benefícios tributários às empresas estão sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (Codin) – vinculada à secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Além de grandes empresas de equipamentos e serviços, o estado já abriga fornecedores do setor de subsea, instalados principalmente na Cidade do Rio de Janeiro e em Macaé. São cerca de 80 empresas – a maioria de serviços -, que empregam, no total, aproximadamente, 1,1 mil trabalhadores.

Fonte: Setorial News
20/09/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , , , , |