Locar entrega o décimo barco à Petrobras com investimento superior a 120 milhões de reais

  • 30/09/2013

A Locar entregou na semana passada o décimo barco para a Petrobrás. As embarcações são usadas no apoio às plataformas e na prestação de serviços e representam um investimento de mais de R$ 120 milhões. Ao todo são dez LH (Line Handling) sendo nove modelos LH2500 e um modelo LH1200. Este tipo de  embarcação é usada no manuseio de espias (cabos de amarração) e possui cerca de 35 metros de comprimento. Todos foram fabricados no estaleiro SRD, em Angra dos Reis (RJ).

Com uma frota hoje de 26 barcos, sendo 25 já em campo e um na fase final de construção, a Locar Pipe, uma balsa lançadora de dutos em águas rasas, que deve ficar pronta em novembro deste ano, a Locar conta com cinco rebocadores, 10 balsas e 10 barcos de apoio. Das embarcações da Locar contratadas pela  Petrobrás, quatro têm contratos de quatro anos, renováveis por mais quatro, e as outras seis têm contrato de oito anos, renováveis por mais oito.

A Locar Pipe, por sua vez, é um projeto desenvolvido pela Locar para o segmento de óleo e poderá abrigar até 170 pessoas a bordo. Criada para o lançamento de dutos em águas rasas, com profundidade de até 100 metros, a embarcação está sendo finalizada na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e contará com um heliponto e guindaste de 400 toneladas sobre ringer. Em termos de comprimento, são 87,5 metros, 30 metros de largura, seis metros de profundidade. O investimento total é de 90 milhões de reais.

Conhecida pela especialização em transportes especiais e movimentação pesada, a Locar, nos últimos anos, vem registrando um crescimento expressivo na área marítima. A divisão foi criada há apenas cinco anos e já conta com 26 embarcações, um time de quase 500 colaboradores e uma principal base na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e outras duas em Macaé, também no Rio de Janeiro, e em Itajaí (SC), e esta partindo para a construção da Locar XVII (mais uma balsa guindaste para 300 toneladas) que ficará pronta em abril em 2014.

Fonte: Portos e Navios / Locar
30/09/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , |