Comissão discute contratação de sondas para exploração do pré-sal

  • 15/10/2013

Comissão de Minas e Energia discute, nesta quarta-feira (16), as licitações realizadas pela Petrobras para contratar 28 sondas de perfuração destinadas à exploração do petróleo do pré-sal.

Segundo o deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ), que pediu o debate, em 2011 e 2012, a empresa Sete Brasil Participações S.A. ganhou duas licitações da Petrobras para construir 28 sondas de última geração que serão alugadas à estatal. As sondas estão atualmente em construção em cinco estaleiros no País.

O deputado alegou que na primeira licitação, em 2011, a Sete ganhou o contrato para a construção de sete navios-sonda. Na segunda licitação, em 2012, foram 21 unidades do tipo navio-sonda e semissubmersível. Os contratos variam entre 10, 15 e 20 anos e somados totalizam mais de 87 bilhões de dólares (cerca de R$ 180 bilhões).

“Foi a maior licitação já realizada no País e o capital administrado pela Sete para gerenciar a construção dos navios-sonda pode chegar a 30 bilhões de dólares. Diante dos valores envolvidos, é necessário que se entenda e acompanhe o processo de contratação dessas sondas”, afirmou o deputado.

Convidados

Foram convidados para a audiência:
– o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Guilherme Barbassa;
– o diretor-presidente da Sete, João Carlos de Medeiros Ferraz; e
– um representante das seguintes empresas: Brasfel’s, Queiroz Galvão, Petroserv, Odebrecht, Odfjell Galvão, Seadrill, Etesco e PNBV.

A audiência será realizada às 11 horas, no Plenário 14.

Fonte:Da Redação/Caroline Pompeu – Portos e Navios
15/10/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |