Consórcio japonês compra 30% do estaleiro brasileiro Ecovix-Engevix

  • 23/10/2013

Estaleiro foi criado em 2010 para construir para a Petrobras.
Comunicado das empresas não informa o valor da transação.

Um consórcio de cinco empresas do Japão, lideradas pela Mitsubishi Heavy Industries, anunciou nesta terça-feira (22) a compra de 30% do estaleiro brasileiro Ecovix-Engevix.

A Mitsubishi Heavy Industries será o sócio majoritário do consórcio, do qual também fazem parte os estaleiros Imabari Shipbuilding, Namura Shipbuilding e Oshima Shipbuilding, além da Mitsubishi Corporation.

A Ecovix, um dos principais estaleiros do Brasil, foi criada em 2010 para construir cascos de plataformas de exploração de petróleo (FPSO na sigla em inglês) para a Petrobras, destinados à produção, armazenamento e descarga nas operações de exploração do pré-sal.

A nota das empresas faz referência ao pré-sal. “As reservas de petróleo do pré-sal tem sido a maior descoberta das últimas décasas e representam um desafio tecnológico que a Petrobras conseguiu superar. O Brasil está à espera de alcançar não só a autossuficiência, mas também de ser um exportador de petróleo significativo nos próximos anos”, diz.

A exploração do pré-sal já começou a gerar uma grande demanda por embarcações, navios de apoio e plataformas no Brasil, o que atraiu o interesse das empresas japonesas.

Em agosto 2012, a Ecovix conseguiu contratos para fornecer serviços de engenharia, abastecimento e construção para três novos navios perfuradores da Sete Brasil, uma empresa de investimentos criada em 2011 e especializada em gestão de portfólio de ativos voltados para a exploração na camada do pré-sal.

Fonte: Agência EFE
23/10/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , |