Ponto de Vista: Boas notícias nos estaleiros

  • 07/10/2013

As notícias divulgadas na imprensa, nas últimas duas semanas, traçam um cenário otimista para a continuação das encomendas aos estaleiros.  No orçamento da União para 2014, dos R$ 106 bilhões previstos para investimentos das empresas estatais, R$ 61 bilhões serão investimentos da Petrobras. O leilão para as concessões de partilha do campo do pré-sal de Libra conta com 11 empresas inscritas, com destaque para empresas estatais da China, da França e da Noruega, além da Petrobras.

Um grande campo produtor de petróleo foi anunciado na costa de Sergipe. Uma área com reservas recuperáveis de mais de um bilhão de barris, para a exploração do consórcio formado pela Petrobras e a petroleira IBV, da Índia.

No cenário internacional a expansão dos investimentos em exploração offshore ocupam estaleiros da Ásia. O panorama demonstra a importância que a expansão capacidade construtiva dos estaleiros brasileiros para o projeto de aumento da produção de petróleo no Brasil.

Avançam a implantação dos Estaleiros EBR (RS), OSX (RJ), EEP (BA), EJA (ES). Informam investimentos em expansão da capacidade o EAS (PE) e no Estaleiro Inhauma (RJ). O ano de 2013 chega ao seu quarto e último trimestre como um balanço positivo e favorável para a construção naval e aos brasileiros que contam com novas oportunidades de trabalho em estaleiros nas diversas regiões do país.

Este ano de 2013, entraram em operação as plataformas Cidade de São Paulo, Cidade de Itajaí e Cidade de Paraty. Foram entregues e devem iniciar operações nos próximos dois meses as plataformas P-63 e a P-55. Estão previstas entregas das plataformas P-58, em outubro, da P-61, em novembro, e da P-62, em dezembro. Novas encomendas devem ser anunciadas em breve.

Ariovaldo Rocha
Presidente do SINAVAL – Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore
Artigo para o jornal O Fluminense

07/10/2013|Seção: Artigos|Tags: , , , , , , , , |