Altus acelera novos projetos com a Petrobras

  • 20/11/2013

Foram 10 mil horas dedicadas à conclusão e instalação dos sistemas de automação da P-58 – e mais de oito mil horas ainda previstas em alto mar, com colaboradores trabalhando embarcados. Inaugurada oficialmente em novembro pela presidente Dilma Rousseff, e com previsão de até o final do mês ser enviada ao campo de Baleia Azul, a 78 quilômetros da costa do Espírito Santo, a P-58 consolida a posição estratégica da Altus como fornecedora da Petrobras.

Responsável pela automação industrial da plataforma, a empresa gaúcha celebra assim mais um passo dessa parceria. “Esse projeto consolida uma relação de muitos anos com a Petrobras e nos habilita a operar em qualquer projeto mundial de grande porte e sofisticação. E tudo com tecnologia nacional”, comemora o diretor financeiro e de relações com os investidores (RI) da Altus, Fabiano Favaro.

O desenvolvimento de todo o sistema de automação da embarcação foi feito pelo player, que tem a sua sede em São Leopoldo, no Tecnosinos. São milhares de pontos distribuídos em 50 painéis eletrônicos, que utilizam a Série Nexto e a Série Ponto de controladores programáveis. Os painéis foram instalados em diversos sistemas para controle dos processos de navio (Hull) e de extração de petróleo.

Favaro relembra que a Altus já forneceu subsistemas para 17 plataformas da Petrobras, até conquistar esses onde se tornou responsável pelo sistema completo de inteligência. E é apenas o começo.

Depois do fornecimento para a P-58 e P-62, a Altus terá a responsabilidade de automatizar mais oito plataformas replicantes do pré-sal, que estão sendo construídas na cidade de Rio Grande. “Estamos embalados por esse projeto e de olho nos próximos cinco anos, onde faremos o acompanhamento de todas as plataformas até irem para o mar”, acrescenta. Além disso, por contrato, a Altus precisa dar garantia a esses produtos por 25 anos, o que representa um grande trabalho pela frente. Além das plataformas de petróleo, a empresa fornece soluções para os setores de energia elétrica, óleo & gás e transportes.

Fonte: Jornal do Commercio (POA) | Patricia Knebel
20/11/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , , , |