PLSV Polar Onyx da Ceona conquista contrato no Brasil

  • 07/01/2014

A Ceona Chartering, do Reino Unido, e a Odebrecht Oil & Gas S.A. (OOG) formaram parceria para realizar serviços de construção submarina para a Petrobras. O PLSV (pipelay support vessel) Polar Onyx foi construído em estaleiro da Ucrânia (casco) e está sendo finalizado no dique seco da Ulstein, na Noruega. Em março de 2014 serão instalados os equipamentos de assentamento de dutos, no cais da Huisman, na Holanda.

O contrato com o Polar Onyx foi assinado em 16/12/2013, como início de operações prevista para maio de 2014. O navio PLSV (assentamento de dutos submarinos) vai integrar a frota de navios de serviços de construção submarina da Petrobras, operando em águas com profundidade de até 3.000 metros, na instalação de recuperação de dutos, risers e umbilicais. O prazo do contrato é de 12 meses.

O Polar Onyx é equipado como DP3 (posicionamento dinâmico nível três) e com guindastes com capacidade de 250 toneladas, o sistema vertical de assentamento de dutos flexíveis tem capacidade de 275 toneladas, através do moon pool do navio. A OOG gerencia o contrato e caberá à Ceona o gerenciamento do navio e realizações dos serviços submarinos.

O vice-presidente comercial da Ceona, Mark Preece, disse da importância de trabalhar para a Petrobras, a petroleira reconhecida mundialmente como a mais experiente em águas profundas.

O diretor de subsea da OOG, Renato Bastos, disse que o contrato representa uma grande oportunidade de contribuir com a Petrobras para colocar em operação novos campos produtores de petróleo em águas profundas.

 

Fonte: World Maritime News