Graça Foster: Nada vai atrasar curva de produção de óleo da Petrobras

  • 18/03/2014

RIO – A presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou ontem, segunda-feira, que não há “absolutamente nada sobre a mesa hoje” que possa atrasar a curva de produção de óleo da companhia.

“Não há nenhuma contratação que possa atrasar nossa curva de óleo”, acrescentou a executiva, que participa de cerimônia do Programa de Renovação da Frota Marítima (Prorefam) da companhia, no Rio de Janeiro.

“Este é um momento muito importante. É o momento da torcida para que a indústria naval e offshore continue crescente, pujante e respeitada”, disse Graça. “Este é o ponto de diferença para que a indústria naval do Brasil mostre para um de seus clientes a que veio”, afirmou.

Dificuldades

Segundo Graça Foster, dificuldades encontradas no setor estão no mundo inteiro e não apenas no Brasil. De acordo com a presidente, a Petrobras vai buscar construir no país tudo o que for possível e cobrou da plateia, formada por fornecedores da construção naval, o empenho na realização de suas tarefas.

Para Graça, a indústria naval veio para ficar e é uma atividade “que não é possível dar um jeitinho”. “Temos a dificuldade diária e permanente com a indústria fornecedora no mundo”, afirmou. “Vamos contratar no Brasil tudo que é possível que seja contratado no Brasil”, disse.

A executiva destacou que há cobrança do governo, controlador da empresa, para o desenvolvimento do conteúdo local. Entretanto, destacou que o desenvolvimento do setor, além de ser importante para o país, é necessário para o setor petrolífero.

“É muito provável que a gente cobre muito mais de quem é da casa. Mas a responsabilidade do Brasil e da empresa é muito grande”, afirmou. “É muito importante que vocês estejam no Brasil”, disse.

Prorefam

A Petrobras vai emitir os convites, na sexta-feira, para a 7ª rodada do Programa de Renovação da Frota de Embarcações de Apoio Marítimo (Prorefam), afirmou o diretor de Exploração e Produção da companhia, José Formigli.

Segundo ele, as empresas terão até 27 de junho para entregar as propostas para a 7ª Rodada e a assinatura dos contratos está prevista para 30 de outubro.

“Para a sétima rodada, estamos com expectativa boa, em função das mudanças que fizemos alinhadas com a apresentação dos senhores [fornecedores]”, afirmou Formigli.

O Prorefam foi lançado em 2008 e prevê, ao todo, a contratação de 146 embarcações, em sete rodadas, até este ano. Até a quinta rodada já foram contratadas 87 embarcações, das quais 61 estão em construção e 26 em operação.

O percentual de conteúdo local exigido na fase de construção é de 50% para as embarcações modelo Anchor Handling and Tug Supply (AHTS), e de 60% para as modelos Platform Supply Vessel (PSV) e Oil Spill Response Vessel (OSRV).

Além disso, as propostas para a sexta rodada de contratações já foram recebidas no dia 4 de fevereiro e estão sendo analisadas tecnicamente. A expectativa é assinar os contratos em 30 de abril.

“A expectativa é fazer as contratações sempre em bases competitivas. Definitivamente não estamos dispostos a fazer contratações em que haja um delta [uma variação de preços] significativo”, completou Formigli.

 

Fonte: Valor Econômico – Rodrigo Polito e Marta Nogueira

 

18/03/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , , |