Indústria naval deve atingir marca de 100 mil postos até 2017, diz Dilma

  • 22/04/2014

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (21), em seu programa de rádio “Café com a Presidenta”, que a indústria naval brasileira deve atingir a marca de 100 mil postos de trabalho até 2017. O setor emprega hoje quase 80 mil trabalhadores em todo país.

Dilma ressaltou o bom momento da indústria naval no país. “Só em 2014, estão em construção ou contratados para serem construídos aqui no Brasil 18 plataformas, 28 sondas de perfuração e 43 navios-tanque”, afirmou.

A presidente defendeu ainda a política de compras da Petrobras que privilegia a indústria nacional. “O que a Petrobras comprava lá fora passou a ser feito aqui no Brasil por trabalhadores brasileiros. Isso se chama política de conteúdo nacional. Com essa decisão, além da riqueza do petróleo, o Brasil passou a ter uma indústria naval poderosa, desenvolveu uma cadeia de fornecedores”, defendeu.

Segundo Dilma, dez estaleiros para a construção de plataformas e sondas de perfuração entraram em operação no Brasil nos últimos dez anos. “No ano passado, a construção naval brasileira entregou volume recorde de navios e plataformas de petróleo. Foram sete plataformas de produção, dois navios petroleiros de grande porte, 21 navios de apoio marítimo, dez rebocadores portuários e 44 barcaças de transporte”.

Pré-sal

Dilma destacou ainda que a exploração do pré-sal vai desenvolver ainda mais o setor. “Isso porque vão ser necessários 88 navios, 198 barcos de apoio e 28 sondas de perfuração até 2020. Só de plataforma serão necessárias 31, sem contar as 12 que serão usadas para explorar somente o Campo de Libra”, concluiu.

Fonte: G1 – O Globo

 

22/04/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |