O Grupo CBO batiza e entrega para operações o navio de apoio marítimo CBO Ipanema, dia 8/05/2014, no Pier Mauá, Av. Rodrigo Alves 10, a partir da 18 horas, no Centro do Rio de Janeiro.
O CBO Ipanema é o 21º navio da frota da CBO. É um navio de apoio marítimo do tipo PSV 4.500 (Platform Supply Vessel), para suprimento a plataformas de produção de petróleo em alto-mar. Inicia imediatamente operações para a Petrobras.
O CBO Ipanema terá como madrinha a Sra. Elza da Conceição Coelho Fortes, esposa do Abelardo Fortes, o primeiro funcionário da CBO, atualmente coordenador de manutenção dos motores dos navios de propulsão diesel-elétricos, os mais modernos da frota da empresa.
O presidente do Grupo CBO, Luiz Maurício Portela, destacou que a escolha de Dona Elza para madrinha do CBO Ipanema visa homenagear os homens e mulheres que trabalham na empresa. “As pessoas são o verdadeiro fator de produtividade. Através de Dona Elza demonstramos a trajetória vencedora do Abelardo Fortes, que ingressa na CBO em 1978 e, atualmente, é o coordenador de manutenção certificado pelo fornecedor dos motores”.
Frota em expansão
A CBO venceu a licitação da Petrobras para operação de mais dois navios de apoio marítimo tipo PSV, e de quatro navios de reboque, suprimento e manuseio de âncoras (AHTS).
Estas novas encomendas vem se somar à construção de dois navios tipo OSRV (Oil Spill Response Vessel) encomendados pela Asgaard Navegação. Todos serão construído no Brasil, nos estaleiros do Grupo CBO: Aliança, Oceana e Aliança Offshore.
“Existe a demanda do mercado, existem condições técnicas para a expansão da indústria marítima e de construção naval, setor para o qual o Brasil tem vocações. São necessários ainda mais investimentos em educação e formação técnica de recursos humanos”.
“O Grupo CBO, com seus novos acionistas Vinci Partners, P2Brasil e BNDESPar, está posicionado no mercado de serviços offshore e de construção naval, iniciando uma nova fase da sua bem sucedida existência”, disse Luiz Maurício Portela.
Sobre o CBO Ipanema
O CBO Ipanema foi construído no Estaleiro Aliança, em Niterói, com financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM), do Ministério dos Transportes, concedido pelo BNDES, e incentivos dos governos federal e estadual.
O CBO Ipanema continua a série de navios tipo PSV 4.500, sua principal característica é a capacidade de transportar fluidos utilizados nas operações de perfuração de poços de petróleo offshore.
Tem sistema de propulsão diesel-elétrico, uma solução aprovada no mercado mundial, para maior flexibilidade no uso do conjunto de motores, principalmente nas aplicações que exigem muitas manobras como é o caso do suprimento a plataformas de petróleo e sondas de perfuração. O sistema de posicionamento dinâmico opera em redundância para maior segurança. O sistema de comunicação de dados e de voz de última geração, via satélite, permite troca de dados em tempo real e benefícios de comunicação e entretenimento para a tripulação, nos momentos de descanso.
Neste navio o Estaleiro Aliança utiliza a verticalização da sua produção, com o processamento, corte, conformação e pintura básica realizada na unidade industrial Aliança Offshore, localizada em São Gonçalo.
CBO Ipanema – Características | |
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Tipo | PSV |
Comprimento total (m) | 88,8 |
Comprimento LPP (m) | 82,0 |
Boca (m) | 19,0 |
Pontal (m) | 8,0 |
Calado máximo (m) | 6,5 |
Porte bruto (t) | 4.500 |
Propulsão | diesel-elétrica |
Geração de energia (kW) | 1 x 360 4 x 1.710 |
Propulsores laterais (kW) | 2 x 800 |
Velocidade (nós) | 14 |
Sobre o Grupo CBO
O Grupo CBO, formado pela CBO – Cia. Brasileira de Offshore, Estaleiro Aliança, Estaleiro Oceana e Aliança Offshore são empresas brasileiras controladas pela P2Brasil (40%), Vinci Partners (40%) e BNDESPar (20%). Em dezembro de 2013 o Grupo CBO foi adquirido pelos novos acionistas que mantém o plano de expansão da empresa.
A CBO está em operação desde 1978. Sua frota é formada por 21 navios de apoio marítimo. A sede da CBO é no Rio de Janeiro e a base de operações está em Macaé (RJ). O Estaleiro Aliança foi adquirido em 2004 e está instalado em Niterói (RJ). O Estaleiro Oceana está instalado em Itajaí (SC).
A CBO opera no segmento de navegação de apoio marítimo, no suprimento às plataformas, na atividade de reboque de plataformas e manuseio de âncoras, flotel, na proteção ambiental com embarcações de recolhimento de óleo e em operações com ROV (Veículo Submarino de Operação Remota).
Desde 1999, os investimentos da CBO geram empregos em estaleiros no estado do Rio de Janeiro na construção de navios tecnologicamente sofisticados. Os três primeiros navios do tipo PSV construídos pela CBO foram pioneiros no processo de recuperação da indústria naval no Rio de Janeiro.
A frota da CBO é composta por 21 navios:
CBO Campos; CBO Rio; CBO Vitória; CBO Guanabara; CBO Chiara; CBO Anna Gabriella; CBO Valentina; CBO Manoella; CBO Isabella; CBO Carolina; CBO Anita; CBO Bianca; CBO Ana Luisa; CBO Alessandra; CBO Renata; CBO Atlântico, CBO Pacífico, CBO Flamengo, CBO Copacabana, CBO Arpoador e CBO Ipanema.
Abelardo Fortes – técnico número um da CBO
Abelardo Fortes ingressa na CBO no ano de sua criação, em 1978, está na empresa há 36 anos. Atualmente é coordenador de manutenção dos motores dos navios de propulsão diesel-elétricos, os mais modernos da frota da empresa.
Abelardo tinha 32 anos quando começou a trabalhar na CBO, na manutenção e reparos dos motores dos navios. Sua formação continuou a tradição familiar do pai e do tio, donos de oficinas mecânicas em Belém, no Pará, para reparos de motores das embarcações de transporte fluvial.
Abelardo foi formado pela escola técnica do SENAI, em Belém, em comandos elétricos e mecânica. Trabalhou para a Petrobras na atividade de condutor de embarcações.
Tornou-se chefe de máquinas por seus conhecimentos em mecânica.
A trajetória do Abelardo nos mostra que existe no Brasil uma rede de formação de recursos humanos e que as oportunidades de trabalho no setor marítimo apresentam sustentabilidade. A dedicação de Abelardo produziu seu avanço na carreira. Criou seu espaço no mercado de trabalho.
Nestes 36 anos, a CBO contratou a construção no Brasil de diversas classes de navios de apoio marítimo, sempre avançando para a tecnologia mais atualizada.
A equipe da CBO, da qual Abelardo faz parte, adquiriu experiência e estabeleceu um padrão de excelência nas operações da CBO.
Atualmente Abelardo foi certificado pelo fornecedor dos motores dos novos navios com tecnologia de propulsão diesel-elétrica. Foi reconhecido na sua competência e experiência para realizar as intervenções necessárias durante o período de garantia do fabricante.