Conteúdo nacional impulsiona negócios da Balg

  • 17/07/2014

Apontada como um dos grandes impulsionadores do novo momento da indústria naval no país, a nacionalização de conteúdo para suprir a demanda dos estaleiros já reflete positivamente em indústrias de médio porte. A carioca Balg, uma das líderes do mercado brasileiro na fabricação de juntas de expansão, ampliou sua participação no segmento naval atenta às necessidades do setor. Só em 2014, estão em construção ou contratadas no Brasil 18 plataformas, 28 sondas de perfuração e 43 navios-tanque para abastecer a Petrobras para a exploração do pré-sal.

“A demanda reflete positivamente nos resultados. Temos sido consultados por quase todos os estaleiros e subcontratantes e estamos fornecendo para diversos projetos”, diz o sócio diretor da Balg, Bernardo Medina, que completa dizendo que “a expectativa para os próximos anos é a mesma, visto que o mercado possui mais de 50 embarcações por entregar até 2018, entre sondas e FPSO’s”.

Competitividade

Há 36 anos no mercado, a empresa, 100% nacional, é uma das expositoras da Marintec South America – 11ª Navalshore, que acontece em agosto no Rio de Janeiro, e levará para o pavilhão as novidades em soluções industriais de juntas de expansão de diversos materiais para aplicação na produção dos estaleiros.

A dificuldade para a contratação de mão de obra qualificada também se reflete na indústria de abastecimento. “Faltam profissionais qualificados no segmento de caldeiraria, tubulações e soldas”, conta o sócio diretor da Balg, que chama atenção também para o quesito remuneração. “Quando o profissional se destaca, acaba recebendo mais de uma oferta de trabalho e seu salário dispara. Para pequenas e médias empresas é difícil oferecer remuneração e benefícios ofertados pelas grandes”, explica, defendendo que é preciso aumentar a oferta de mão de obra. Segundo previsão da Abenav (Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore), em 2017 o mercado deve empregar 120 mil pessoas, 50 mil a mais do que o quadro atual.

A Balg é um das 380 marcas expositoras que estarão presentes no Centro de Exposições SulAmérica entre os dias 12 e 14 de agosto. “A Marintec South America – 11ª Navalshore é uma das mais importantes feiras do setor atualmente e oportuna para fazermos novos contatos e marcar presença no mercado”, conclui Medina.

Fonte: Portos e Navios
17/07/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , |