Marintec South America – Navalshore discute direcionamentos da indústria naval e offshore

  • 08/07/2014

SÃO PAULO – Em constante crescimento, a indústria naval e offshore é pressionada a demonstrar eficiência e capacidade produtiva diante das demandas impostas pela exploração do pré-sal. Segundo estimativas da Abenav (Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore), a indústria do petróleo e gás deve dobrar a participação no PIB brasileiro até 2020, passando de 10% para 20%. No mesmo período, o mercado prevê faturamento de US$ 17 bilhões. Tais perspectivas fazem com que a indústria naval invista em tecnologia, mão de obra e infraestrutura para corresponder às necessidades do setor.

Com a proposta de debater esses e outros temas pertinentes ao mercado naval, a Marintec South America – 11ª Navalshore, principal evento da indústria naval e offshore da América do Sul, realiza agenda especial de conferências entre os dias 12 e 14 de agosto, no Rio de Janeiro.

“O debate sobre o desenvolvimento tecnológico, a qualificação de profissionais e a infraestrutura é extremamente relevante porque essa interação entre executivos do setor, acadêmicos e representantes do poder público aponta soluções para que o mercado esteja preparado a responder aos avanços previstos para os próximos anos”, destaca o gerente da Marintec, Renan Joel.

Programação

A primeira palestra do dia 12 de agosto traz à discussão os novos padrões de tecnologia digital de operação e monitoramento, tendo confirmados representantes da Rolls-Royce Brasil, da Nippon Kaiji Kyokai – ClassNK, Mitsuhiko Kidogawa e da SAAB Transpondertech. No segundo módulo, serão debatidas as vantagens dos investimentos em tecnologia.

No primeiro módulo do segundo dia, cenário nacional da indústria naval e offshore e qualificação de mão de obra são as diretrizes do encontro. No segundo módulo, a análise abrangerá gestão e diminuição de custos, práticas de engenharia para atingir nível de excelência internacional, adoção de novas tecnologias e especialização de mão de obra.

Desafios e oportunidades em infraestrutura brasileira, fatores que provocaram o ressurgimento da indústria naval serão as diretrizes das discussões do dia 14 de agosto, trazendo palestrantes da Marinha Mercante – Ministério dos Transportes e do IPEA. Encerrando as conferências, transporte de cabotagem no Brasil e setor de navipeças nortearão o encontro da ABAC, da Antaq e da Câmara Naval e Offshore da Abimaq.

08/07/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |