Pré-sal atinge a marca recorde de 500 mil barris de óleo por dia

  • 01/07/2014

RIO – Vinte e nove anos depois de o país ter alcançado a produção recorde de 500 mil barris por dia de petróleo — em uma solenidade que, nesta terça-feira, terá a presença da presidente Dilma Rousseff —, a Petrobras comemora ter atingido a produção recorde de 500 mil barris diários somente nos campos do pré-sal nas bacias de Santos e Campos. A produção atinge esta marca recorde apenas oito anos depois de ter sido anunciada a descoberta de reservas gigantescas de petróleo no pré-sal.

A produção no pré-sal, que em abril foi de 412 mil barris diários, já havia atingido o pico de 470 mil barris em 11 de maio. A marca dos 500 mil barris no pré-sal foi atingida graças à interligação de mais um poço na semana passada, com produção de 30 mil barris diários. Esse poço fica no Campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos. A produtividade média por poço no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos alcançou 28 mil barris de petróleo por dia, um volume significativo, considerando que a média dos poços em Campos varia de 3 mil barris a 10 mil barris.

Com esse volume, a produção no pré-sal já representa cerca de 25% do volume total da Petrobras, que está em cerca de 1,98 milhão de barris por dia. Em abril, a produção atingiu 1,93 milhão de barris diários, sendo 412 mil no pré-sal.

Também contribuiu para o recorde na produção nos campos do pré-sal o fato de a Petrobras ter conseguido colocar em operação no ano passado nove novos sistemas de produção, três dos quais na Bacia de Santos.

Ao todo estão em produção em campos do pré-sal nas bacias de Santos e Campos nove plataformas. A meta da Petrobras — que a presidente da estatal, Graça Foster, faz sempre questão de reforçar — é a de aumentar a produção em 7,5% neste ano, atingindo em torno de 2 milhões de barris por dia.

A solenidade dos 500 mil ocorre uma semana depois de o governo anunciar ter concedido para a Petrobras, sem leilão, o direito de explorar os excedentes dos campos do pré-sal da cessão onerosa além dos 5 bilhões de barris concedidos em 2010. As novas áreas têm reservas estimadas entre 10 bilhões e 15 bilhões de barris.

Fonte: O Globo – Ramona Ordoñez
01/07/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |