Demanda da Petrobras muda cenário para construção naval

  • 07/08/2014

O presidente do SINAVAL (Sindicado Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore), Ariovaldo Rocha, informa que a demanda por plataformas de petróleo anunciadas pela Petrobras muda o cenário para estaleiros locais e internacionais. “Serão mais 15 plataformas necessárias até 2020, além das 16 em construção no Brasil. Até 2030 a demanda é de mais 41 plataformas. Um novo formato será necessário para a colaboração entre estaleiros locais e internacionais para atender a demanda”, disse Rocha.

O SINAVAL apresenta o Cenário da Construção Naval do 1º Semestre de 2014, apresentando um setor consolidado, com a geração de 81 mil empregos, uma carteira de encomendas com cerca de 400 projetos.“Os estaleiros brasileiros são empresas sólidas, com ativos valorizados. Existem problemas pontuais que terão soluções de mercado. O SINAVAL está empenhado em atender as metas da Petrobras de aumento da produção brasileira de petróleo”.

A carteira das principais encomendas dos estaleiros brasileiros é expressiva. A perspectiva é de aumento dos contratos de construção. O setor apresenta resultados positivos, com crescimento superior a 19% ao ano, desde 2004, segundo informa o IPEA. A Petrobras realiza o maior projeto de investimentos e exploração e produção de petróleo no panorama mundial. Os desafios são grandes, principalmente do aumento produtividade e da formação de recursos humanos.

Carteira de encomendas dos estaleiros: principais contratos

Tipo Quantidade Aplicação
Barcaças e empurradores 220 Transporte fluvial
Navios de apoio marítimo 61 Suprimentos a plataformas de petróleo e serviços de instalação submarina.
Petroleiros e gaseiros 42 Transporte de petróleo e derivados.
Sondas de perfuração 29 Perfuração de poços petróleo.
Plataformas de produção 16 Processamento e armazenamento do petróleo produzido nos campos offshore.
Submarinos 5 Militar
Navios patrulha 4 Militar
Navios porta contêineres 3 Transporte na costa brasileira.
Graneleiros 1 Transporte de minério de bauxita.
Total 381

Obs: Não inclui rebocadores portuários

 

Mais informações:

Ivan Leão – assessor de imprensa do Sinaval
(21) 99979-4486 – ivan@ivens.inf.br

07/08/2014|Seção: Notas para a Imprensa|Tags: , , |