O Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) prepara-se para receber o maior guindaste flutuante das Américas, que será utilizado para construção de navios-sonda para o pré-sal e integração de módulos de plataformas do tipo FPSO. O EJA se encontra em fase de construção e possui contrato com a Sete Brasil para construção de sete navios-sonda para serem afretados pela Petrobras e operados pelas empresas norueguesas Seadrill e Odjefell.
O guindaste com tripulação própria e que terá bandeira brasileira, foi construído no Japão pela JMU- Japan Marine Corporatione tem capacidade para içamento de 3,6 mil toneladas, com 140 metros de altura, 110 metros de cumprimento e 46 metros de largura. São quatro ganchos de 900 toneladas cada. Possui quatro thrusters para auxiliar a movimentação, somente para posicionamento, sem DP (posicionamento dinâmico), é operado manualmente e possui quatro âncoras. Além do atendimento das demandas do EJA, o guindaste prestará serviço para outras empresas.
O guindaste chegou ao Brasil por uma embarcação de bandeira chinesa do tipo semissubmersível. Devido ao porte do navio e ao tipo de operação, a descarga da embarcação foi realizada na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Após transferência para desembaraço aduaneiro no Espírito Santo, o equipamento voltou à Baía de Guanabara, onde permanece até o final de agosto, quando faz sua viagem definitiva para se incorporada pelo EJA.
Fonte: EJA – Portos e Navios