Vard Promar lança ao mar seu primeiro navio

  • 22/08/2014

O Estaleiro Vard Promar, instalado no Complexo de Suape, realizou ontem a operação de lançamento ao mar do primeiro navio construído pela empresa em Pernambuco. A embarcação é a segunda do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro a homenagear um pernambucano. O gaseiro número um do Estado recebeu o nome do jornalista, escritor e ex-governador, Barbosa Lima Sobrinho. A operação também estreou em Pernambuco a tecnologia load out, uma das técnicas utilizadas pela indústria naval para trazer a embarcação da terra para a água.

O presidente do Vard Promar, Miro Arantes, informou que a operação foi executada com sucesso. O teste teve início pela manhã e foi concluído no meio da tarde. A operação de load out (carregar pra fora) permite transportar o navio da área de montagem até um dique flutuante. A embarcação é movimentada sobre trilhos por meio de carros hidráulicos. Depois o dique flutuante submerge, permitindo que o navio toque a água e flutue. Em seguida, a embarcação é puxada por dois rebocadores para o cais de acabamento. O sistema load out oferece vantagens ambientais e maior agilidade no processo construtivo.

Em Pernambuco, em função do porte dos navios, o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) utiliza a tecnologia do dique seco, uma espécie de piscina gigante que permanece seca enquanto o navio está em fase de edificação e é inundada para a embarcação flutuar).

O lançamento ao mar é uma das últimas etapas de conclusão de uma embarcação. O momento marca o fim da construção do casco e inicia a fase de acabamento, que são feitas na beira da água, no cais de acabamento. Nessa etapa são realizados testes e interligação dos sistemas do navio. O momento seguinte é a realização da prova de mar, uma espécie de test drive da embarcação numa viagem curta para avaliar o desempenho, observando condições de navegação, velocidade, manobras, motor e equipamentos. Após todos os testes, o navio é certificado por sociedade certificadora independente e é entregue ao armador (dono da embarcação) que fez a encomenda ao estaleiro.

A previsão do Vard Promar é concluir todas essas etapas até o final de dezembro e entregar o navio à Transpetro no início de 2015. Essa embarcação é o terceiro gaseiro encomendado pela estatal de logística da Petrobrás, dentro de um pacote de oito. Os dois primeiros foram edificados na planta do estaleiro em Niterói para evitar atrasos no cronograma. No Rio foram construídos os gaseiros Oscar Niemeyer e Paulo Freire.

A série de gaseiros da Transpetro homenageia brasileiros notáveis. As embarcações vão integrar a frota da empresa no transporte de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha. Os navios têm 117,63 metros de comprimento, 34 metros de altura, 19,2 metros de largura e capacidade para transportar 7 mil metros cúbicos de GLP. O pacote, que deverá ser entregue até 2017, está orçado em US$ 536 milhões.

HOMENAGEADO

Barbosa Lima Sobrinho foi um personagem ativo nas letras e na vida política brasileira. Governou Pernambuco entre 1948 e 1951, presidiu o Instituto do Açúcar e do Álcool (1938 a 1945), presidiu a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), escreveu em vários jornais do País e ocupou a presidência da Academia Brasileira de Letras. Nacionalista ferrenho, participou das Diretas Já. Foi escolhido para assinar o pedido de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. O escritor morreu aos 103 anos no Rio de Janeiro.

 

Fonte: Jornal do Commercio (PE)Adriana Guarda

 

22/08/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , , |