Brasa entrega FPSO Cidade de Ilhabela para ser arrendado por 20 anos à Petrobras

  • 18/09/2014

O Estaleiro Brasa anunciou que completou o escopo do FPSO Cidade de Ilhabela. A embarcação, que saiu do estaleiro, localizado em Niterói, no último dia 15, representa uma grande conquista para o Brasa, que iniciou suas operações há apenas dois anos.

Dos 18 módulos do FPSO, o estaleiro fabricou 10 – com um peso total de cerca de 12.500 toneladas. A integração do casco e dos topsides também foram feitas no estaleiro, usando a barcaça guindaste para carga pesada, que tem a maior capacidade na América Latina.

“Estamos muitos satisfeitos com a conclusão bem-sucedida do Ilhabela. Ele coloca o estaleiro Brasa no radar para projetos de mega FPSOs no Brasil. O estaleiro é o exemplo do setor de como o conteúdo local pode impactar positivamente e impulsionar o abrasileiramento da construção naval. Estamos ansiosos para receber no Brasa o próximo FPSO, Cidade de Maricá, seguido por seu irmão gêmeo, O FPSO Cidade de Saquarema” disse o gerente de Desenvolvimento do Brasa, Rodrigo Gomes.

A capacidade do estaleiro de entregar dois FPSOs simultaneamente exemplifica o sucesso por trás do conteúdo local: “o Brasa está preparando o caminho e estabelecendo uma referência ambiciosa que ainda não foi replicada no Brasil. Nossa localização estratégica nas águas calmas da Baía de Guanabara abrirá o caminho para a eliminação dos principais gargalos e ajuda a construir o futuro próspero do Brasil”.

O FPSO será operado pela Joint venture entre SBM Offshore NV, Queiroz Galvão Óleo e Gás (QGOG) e Mitsubishi Corporation, sob um contrato de arrendamento de 20 anos para a Petrobras.

 

Fonte: Monitor Mercantil

 

18/09/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |