Mercado de distribuição de aços planos recua

  • 25/09/2014

SÃO PAULO — O mercado de distribuição de aços planos teve ligeira reação em agosto, repetindo o desempenho de julho em relação ao mês anterior. No entanto, em relação ao resultado de agosto do ano passado, as vendas das empresas do setor tiveram forte retração de 14,8%. O resultado do desempenho de agosto foi divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Distribuidores de Aço (Inda). Os fabricantes de aços planos no país são Usiminas, CSN e os grupos ArcelorMittal e Gerdau.

Conforme o boletim mensal da entidade, que reúne as empresas que comercializam aços planos, as vendas somaram 361,4 mil toneladas em agosto. No mesmo mês de 2013, o volume atingiu 424,1 mil. Segundo os números do Inda, ao se comparar com julho, foi observada uma leve reação, com aumento de 0,3% no volume vendido.

Com a expressiva queda no oitavo mês do ano, a comercialização de aços planos no país de janeiro a agosto foi menor do que a observada no mesmo período do ano passado. Até julho, o setor ainda tinha uma alta de 1,9% no valor do acumulado do ano. Agora, o Inda mostra uma queda de 0,5% sobre os primeiros oito meses de 2013. No total, as vendas alcançaram 2,94 milhões de toneladas.

A reposição de estoques em agosto mostrou recuo de 17,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado, com compras de 348,5 mil toneladas. Na comparação com os pedidos feitos em julho, a queda foi de 5,8%, de acordo com o Inda.

O patamar de estoques, um dos termômetros da saúde financeira das distribuidoras, mostrou queda de 6,2% no mês passado frente o nível de agosto de 2013, para 1,06 milhão de toneladas. Em relação ao mês imediatamente anterior, houve uma redução menos significativa, de 1,2%.

Em relação ao volume de vendas, os estoques nos armazéns da rede de distribuição corresponderam a 2,9 meses – resultado que apresentou melhora sobre os 3 meses de julho. Trata-se de um patamar considerado suportável, mas ainda acima do nível de conforto – 2,5 a 2,8 meses.

Para setembro, as distribuidoras ainda mostram certa cautela, diante da retração da economia, principalmente do setor industrial. A previsão é que as vendas e as compras fiquem no mesmo patamar de agosto, de 361 mil e 348 mil toneladas, respectivamente.

 Fonte: Valor Econômico/Olívia Alonso

 

25/09/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , |