25º Congresso da Sobena debate competitividade para indústria naval

  • 05/11/2014

O 25º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore terá como tema central o momento decisivo para o desenvolvimento competitivo e sustentável da indústria naval, para a conquista de novas fronteiras de tecnologia offshore, e para a modernização dos transportes marítimos no Brasil. Esta edição do evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), acontece de 10 a 12 de novembro, no Centro de Convenções da Bolsa do Rio de Janeiro (RJ).

O congresso contará com 18 sessões técnicas com a apresentação de 74 trabalhos selecionados, abrangendo assuntos ligados à indústria marítima. Nos painéis e conferências, serão discutidos temas estratégicos para o desenvolvimento da indústria marítima nacional, tais como transporte e logística; indústria naval brasileira e conteúdo local; eficiência energética e redução dos impactos ao meio ambiente; situação do sistema portuário brasileiro; e desenvolvimento da engenharia naval militar no Brasil.

Paralelamente ao congresso, ocorrerá o fórum estudantil, voltado para os alunos dos cursos de engenharia ou tecnologia afins à engenharia naval e oceânica, e à exploração e produção de petróleo e gás em alto mar. A ideia é aproximar os alunos da indústria, através da apresentação de tecnologias requeridas nas áreas de projeto, construção e operação. O Sobena 2014 premiará os melhores trabalhos de jovens engenheiros e estudantes, como reconhecimento e estímulo aos novos talentos.

Nesta edição, será conferido o prêmio Sobena International Award aos professores Hisaaki Maeda (Universidade de Tóquio) e Odd Magnus Faltinsen (Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega) por suas contribuições para a engenharia naval e oceânica em nível internacional. Na avaliação da Sobena, o padrão de qualidade do congresso tem crescido continuamente, se tornado um evento com reconhecimento internacional. A entidade organizadora do evento também destaca a crescente diversificação de instituições participantes.

Mais informações pela secretaria da Sobena através do e-mail: sobena2014@sobena.org.br e pelos telefones: (21) 2263-9079 e 2283-2482.

Fonte: Portos e Navios e Sobena
05/11/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |