ANP divulga finalistas do Prêmio de Inovação Tecnológica

  • 16/07/2015

A ANP divulgou os nove finalistas do Prêmio de Inovação Tecnológica que foram selecionados em três categorias. A cerimônia de entrega da premiação para os vencedores será realizada em 6 de agosto. Segundo a agência, foram mais de 50 projetos inscritos no prêmio, cujo objetivo é incentivar e reconhecer trabalhos que desenvolvem soluções inovadoras para a indústria nacional do petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Instituição de ciência

Na primeira categoria, que premiará os projetos desenvolvidos por instituição de e tecnologia (ICT) nacional foram selecionados três projetos, sendo dois da PUC-Rio com a Petrobras. A parceria desenvolveu estudos sobre comportamento geomecânico em perfuração e sobre soldagem por fricção. O terceiro trabalho, realizado pela petroleira em parceria com o LAMEF/UFRGS, aborda a limpeza e inspeção de risers.

Micro, pequena e média empresa

A ANP selecionou o estudo sobre Boca de Sino Multifuncional (BSMF), realizado pela Petrobras,COPPETEC – COPPE/LACEO e da Caldex; o desenvolvimento de um software para processamento sísmico especial pela Invision Geofísica, em parceria com a Uenf e a Petrobras; e a automatização do workflow de geomecânica, da Allis Soluções com a BG E&P Brasil.

Empresa de grande porte

O primeiro projeto indicado é um estudo sobre o sistema de boia de sustentação de riser (BSR) e foi feito em parceria pela Petrobras, Coppe/UFRJ, IPT e Subsea7 do Brasil. A agência também selecionou trabalho de autoria da Petrobras e da FMC que pesquisa a tecnologia de bombeio centrífugo submerso submarino (BCSS) e outro projeto da FMC, este em parceria com a Shell, que desenvolve conexão em liga de memória de forma para tubulação de linha hidráulica. A descrição completa dos projetos finalistas do prêmio pode ser encontrada no site da ANP.

Fonte: Brasil Energia – Juliana Pimenta
16/07/2015|Seção: Gestão e Inovação, Notícias da Semana|Tags: |