Petrobras planeja auditoria em praticamente todos os fornecedores

  • 03/12/2015

RIO – A Petrobras planeja realizar auditoria em praticamente todos os fornecedores, para apurar se as empresas estão atuando de acordo com as novas exigências de conformidade da estatal, afirmou o diretor de governança, risco e conformidade, João Elek.

“Todas as empresas vão passar por isso. Noventa por cento do que eu contrato vai passar por esse processo”, disse o executivo, em seminário sobre governança e conformidade, promovido pela Firjan, no Rio de Janeiro.

Segundo ele, não há um prazo determinado para que todos os fornecedores se adaptem às novas exigências da companhia. E ele disse, também, reconhecer que pequenos e médios fornecedores poderão levar mais tempo para atender as exigências da estatal.

“Não faz sentido para um fornecedor de pequeno porte que as exigências sejam do mesmo padrão de uma empresa grande, por exemplo como Odebrecht, que é muito grande e tem condição de atender qualquer demanda [de auditoria, pela Petrobras”], completou.

Segundo Elek, em processos licitatórios, por exemplo, poderão ser incluídas etapas de auditoria ao longo do processo, para averiguar se as especificações estão sendo seguidas.

“O ideal é que o relacionamento [com fornecedores] continue. A Petrobras não existe sozinha. Entraram em bloqueio [cautelar] seus melhores fornecedores”, completou o executivo.

Elek acrescentou ainda que a Petrobras revogou medida que permitia a tomada de decisão e assinaturas de contratos individuais. “Revogamos alçadas individuais. Ele [Aldemir Bendine, presidente da Petrobras] não assina nada sozinho. Fizemos um pequeno trato: o que ele aprova, eu sou a contra partida. Do estagiário ao presidente, ninguém mais tem alçada individual”, disse.

O executivo reconheceu que essa decisão pode engessar e burocratizar processos, em projetos que envolvem parceiros. Mas explicou que foram criados mecanismos mitigatórios.

Fonte: Valor Econômico/Rodrigo Polito
03/12/2015|Seção: Notícias da Semana|Tags: |